Skip to content

Educar

Janeiro 15, 2007

As crianças aprendem por imitação. O ambiente em que elas crescem influencia na construção da sua personalidade. Muitas vezes só nos damos conta quando vemos esses comportamentos, que podemos reprovar, mas que a criança considera normal. Muitas vezes eles manifestam comportamentos agressivos, que não são mais que um grito de socorro, embora o façam da pior maneira.
aqui fica um pequeno video que retrata muito bem esta realidade. As crianças podem vir a ser por fora aquilo que nós, educadores, somos por dentro.

3 comentários leave one →
  1. Rui Gomes permalink
    Janeiro 20, 2007 03:15

    Quantas e quantas nos damos a pensar: “será que vou educar bem os meus filhos?”
    Passo por essa realidade neste momento e a cada momento me deparo com essa pergunta. Uma coisa é certa, deixei de criticar quem, na minha modesta opinião, educou mal os seus filhos. Como posso garantir que eu não cairei nos mesmo erros???

  2. Andreia permalink
    Janeiro 22, 2007 21:07

    O ramo do educar faz parte do meu dia-a-dia, ou melhor, o aprender a educar…
    Ao ver este vídeo lembrei-me de uma frase que uma professora minha transmitiu. Achei que seria ideal partilhá-la neste espaço: “Para mostrar basta um dedo. Para instruir é preciso o intelecto. Para ensinar é preciso inteligência. Para educar é necessário além de mais, sensibilidade e acrescentemo-lo, o Amor.” Edgar Willem(1880-1978)

  3. miná permalink
    Março 22, 2007 11:09

    a minha «fase» de educar , já passou, penso: eduquei os filhos meus e dos outros às vezes! Mas agora interrogo-me: será que de facto a minha missão de educar terminou mesmo?
    O exemplo vale mais que cem palavras, alguém o afirmou e com muita sabedoria…

Deixe uma Resposta

