Skip to content

O que são blogues

Janeiro 27, 2007

Parece estar na moda falar de blogues. Mas o que é isso de blogues? E podem ser utilizados num contexto de aprendizagem?
Para responder a isso, deixo aqui um texto de Suzana Gutierrez que retirei de um blogue.
A meu ver, os weblogs terão cada vez maior importância, especialmente na comunicação e na educação. Atualmente, o formato weblog, vem sendo usado em diversos tipos de publicação. Entre elas, encontram-se páginas pessoais, páginas temáticas, diários de pesquisa, ambiente colaborativo, clipping jornalístico, etc.
De expressão unicamente individual tornou-se uma forma de publicação em co-autoria. O contínuo fluxo de informação entre blogueiros deu origem a verdadeiros webring6. Estas comunidades de weblogs interligados confirmam a polifonia e a intertextualidade já constatadas em ambientes virtuais.
Por todas estas razões, os weblogs vêm se consolidando como ambientes de construção cooperativa do conhecimento. Neles, o processo de construção ocorre de forma livre e aberta, promovendo o uso social da informação e do conhecimento, colocando estes como direito de todos.
Penso que os weblogs, usados em projetos educacionais, podem desencadear entre os participantes o exercício da expressão criadora escrita, artística, hipertextual. Pela sua estrutura, permitem o exercício do diálogo, da autoria e co-autoria, inclusive na alteração da própria estrutura. Eles possibilitam, também, o retorno à própria produção, a reflexão crítica, a re-interpretação de conceitos e práticas.
Professores e alunos, parceiros de aprendizagem, podem retroagir sobre seu trabalho, revendo etapas e processos, tomando consciência de sua prática. O weblog registra de forma dinâmica todo o processo de construção do conhecimento e abre espaço para a pesquisa.
Deste modo, os weblogs contribuem para a consolidação de novos papéis para alunos e professores no processo educativos, com uma atuação menos diretiva destes e mais participante de todos. Uma parceria num processo em que todos ensinam e aprendem. (FREIRE, 2002).
Os weblogs registram todas as fases do projeto, sua criação, seu detalhamento e desenvolvimento até sua finalização. Tornam-se adjuvantes do ensino-pesquisa, facilitam a implementação de projetos inter e transdisciplinares, dando visibilidade, alternativas interativas e suporte a projetos que envolvam a escola como um todo e, até, as famílias e a comunidade.

Pode também consultar a wikipedia.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Novembro 23, 2008 04:28

    Oi!

    A referência correta de meu texto é:
    GUTIERREZ, Suzana Projeto Zaptlogs: as tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de educadores. Revista Novas Tecnologias na Educação – Renote Porto Alegre: CINTED-UFRGS, v. 1, n. 2, set. 2003.

    abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: