Skip to content

Pássaro de fogo (olhar de Deus)

Janeiro 29, 2007

Num encontro de preparação para o crisma, mostrei o filme da Disney, Fantasia 2000, O Pássaro de fogo. Um dos crismando, no comentário acerca do filme, teve esta feliz afirmação: “O olhar amoroso de Deus!”. Consegue descobri-lo também? Será que este filme nos pode falar de Deus?
http://www.4shared.com/file/68263636/b284b494/Filme.html

19 comentários leave one →
  1. 10ANO- Paula permalink
    Fevereiro 16, 2007 19:06

    este filme transmiti-nos que por mais dura que seja a vida há sempre uma esperança, tal como no filme o veado deu esperança à gota de água para voltar a transformar tudo de novo!! na nossa opinião ambos se complementam e assemelhan-se a Deus. Mas também podemos considerar um deles Deus e o outro Homem, havendo uma relação de entre ajuda entre eles.
    O olhar que o veado lançou sobre a gota de água simboliza a confiaça e o amor que este depositou nela ajundo-a a reunir forças para fazer aquilo para que tinha sido chamada. assim como Deus deposita confiança em nós!

  2. daniela, ivania, carina, cristiano, luis, diogo, fernando-10Ano da Paula permalink
    Fevereiro 16, 2007 19:28

    depois de revermos o filme podemos dizer que a gota de água se assemelha a um Homem pois da primeira vez mostrava ter excesso de confiança e nenhum medo. até que chegou ao vulcão onde enfrentou o mal. isto fez com que esta perde-se a sua confiança e fica-se amedrontada!
    Deus é o veado que mostrou a sua compaixão perante a gota de água, desiludida consigo mesma por nao ter conseguido realizar a sua tarefa.Deus é o veado pois lança um olhar amoroso e de esperança sobre a gota. este para lhe dar ainda mais confiança “pegou” nela e transportou-a. esta sentindo-se reconfortada ganha confiança para reiniciar a sua tarefa.

  3. Ana Castro em nome do 10º ano de catequese (Grupo do Couto) permalink
    Fevereiro 16, 2007 22:27

    Ao longo do tempo deparámo-nos com várias situações em que podemos atribuir papéis (como por exemplo o papel de Deus e do chamado Diabo) ás personagens tendo em conta as atitudes que têm e os actos que cometem.
    No entanto, a partir da visalização deste filme podemos aplicar papéis ás personagens neste representado, como por exemplo no caso da gota de água podemos interpretá-la de modo a que esta seja uma simples pessoa, em relação ao veado este pode ser visto como Deus e o vulcão como o Diabo ou aquele que pratica o mal.
    Então podemos fazer a seguinte análise do filme: no inicio que o Veado cria a gota de água, assim como Deus nos criou a nós, e deu-lhe força e alegria para que faça tudo da melhor maneira. Contudo, assim como na nossa vida há obstáculos que nos destroem por dentro e a unica coisa que nos vem á mente fazer é fugir dos problemas,iso que foi o que aconteceu ao veado, este que tentou fugir do seu problema que era o vulcão que estava a destruir tudo aquilo que ele tinha construido. No entanto todos sabemos que não adianta fugir aos problemas porque estes nunca nosdeixam de perseguir deixando-nos muito em baixo e até sem esperanças.
    Contudo, temos sempre algo de positivo dentro de nós que nos faz ganhar vontade e coragem de seguir em frente e encontrar uma solução para estes nossos problemas. È como que fosse alguém (neste caso Deus) a nos incentivar a enfrentar os nossos obstaculos, uma mão amiga que nos apoia e nos dá força, um sorriso que seja…um simples olhar solidario e cheio de confiaça em nós próprios, um simples gesto que para nós num momento dificil seja um enorme acto.
    Tudo isto aconteceu com aquela pequena gota de água que depois de ter perdido toda a esperança voltou a ganhar vida quando viu que o veado a apoiava e lhe deu força para seguir em frente com o seu objectivo e ultrapassar o seu obsaculo sendo este o vulcão. Esta anhou cinfiança em si mesma e seguiu em frente sem medo e confiante que seria capaz de lutar pelo que realmente queria…conseguindo triunfar…
    Este filme para além poder ser analizado de maneira a parecer ser uma situação de vida humana, também nos dá uma lição mostrando-nos que nunca devemos desistir dos nossos objectivos e que temos de manter sempre o nosso coração aberto para que seja possivel nós vermos e ouvirmos os apelos e a força que nos ajuda a continuar em frente, sem que sejamos derrobados por nenhum obstaculo sem que consigamos dar a volta á situação…

  4. Couto permalink
    Fevereiro 17, 2007 14:23

    O filme mostra-nos que Deus nos acompanha sempre, quer nos momentos bons, quer nos momentos menos bons. Transmite uma beleza, uma força, um espirito capaz de nos fazer ultrapassar todos os obstáculos. Muitas vezes esquecemo-nos desta Fortaleza e daí surge o desanimo. Terminava com duas frases do Pegadas na Areia.”Quando vistes, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exactamente aí que peguei em ti ao colo.”

  5. Marta (Lama) permalink
    Setembro 29, 2007 16:13

    Bem primeiro este filme é rico em pormenores, desde um simples suspiro do veado que se transforme numa personagem, até ás lágrimas fazerem reabrir a beleza da natureza…
    Neste vídeo sinto necessidade da dar nome ás personagens, assim sendo, no contexto do Crisma, entendo que a personagem que foi criada pelo suspiro do veado é o crismado, o veado são as pessoas que me fazem crescer e que me deram a conhecer Deus e ainda a lava do vulcão que posso interpretar como as dificuldades que vão aparecendo ao longo da minha vida.
    Falando agora um pouco sobre o crisma penso que é como que um cruzamento com escolha entre dois caminhos: o da confirmação do meu baptismo (o Crisma) que o escolherei, não porque os meus familiares o desejam, mas sim porque sinto necessidade de do fazer e não é só porque quero mas tarde ser madrinha mas porque tenho a consciência que quero continuar a ser uma “pedra da igreja”, o outro caminho é a estagnação.

  6. Dário (Lama) permalink
    Setembro 30, 2007 09:38

    A ideia com que fiquei deste vídeo, é que a partir de uma gota de nova vida, podemos tentar mudar o mundo. Há dias em que não se consegue, parece que tudo está acabado, estamos no fim da linha. Mas de repente aparece um amigo que nos dá a mâo e juntos começamos a levantar-nos.
    E assim, se nos unirmos faremos com que todos possamos viver felizes. Com amizade, amor e muita fé podemos começar a mudar o mundo. Deus é o maior amigo que temos.
    Obrigado!!!!

  7. Ana permalink
    Outubro 1, 2007 21:35

    Após uma 2ª visualização deste video posso concluir que esto se aplica perfeitamente á vida de qualquer cidadão, sendo este crente claro.
    Verificamos que Deus (aplicando o papel de Deus ao Veado) está sempre presente na nossa vida, quer nos bons quer nos maus momentos, apoiando-nos sempre e transmitindo-nos mais confiança e amor, isto que nos ajudará a ultrapassar todos aqueles obstaculos que se atravesam na nossa vida…Basta pensar que tudo tem solução por mais complicado que pareça e que temos sempre alguém que nos apoiará em que situação for…Nunca estaremos sozinhos pois temos um AMIGO para toda a vida…
    E agora que o Crisma se está a aproximar está na hora de dizer SIM, com todas as certezas, a esta confirmação da minha fé…e não posso deixar de dizer que acredito mesmo em Deus, acredito que tenho sempre alguém ao meu lado de mão dada a apoiar-me em tudo aquilo que faço…Basta saber senti-lo perto de nós…E eu já sei como se faz…Gostava que toda a gente pelo menos tivesse uma ideia do genero da minha pois não sabem o quanto é bom saber que há sempre alguem connosco que nunca nos abandonará…
    Façam se acreditar…Não podemos voltar as costas para a luz senão nada veremos para além da nossa sombra…e Deus é a luz que todos nós precisamos na nossa vida…

  8. José Carlos permalink*
    Outubro 2, 2007 14:23

    Que lindos testemunhos. Repararam no olhar do veado depois de a gota de água ter sido atingida pelo pássaro de fogo? Voltem a ver e comentem? Que nome se pode dar a esse olhar?

  9. António (Lama) permalink
    Outubro 2, 2007 20:12

    A ideia com que fiquei após a vizualização do video é que a partir de um pequeno pormenor podemos mudar o mundo, mesmo que seja dificil temos sempre a ajuda de Amigo que nos dá força, confiança para ultrapassar as dificuldades.
    Se virar-mos as costas a este Amigo só vemos uma grande escuridão porque Deus é a luz que ilummina a nossa vida.

  10. Mickael e daniel permalink
    Outubro 3, 2007 18:31

    Este filme simboliza o verdadeiro renascer das cinzas. Onde havia falta de esperança e devastidão, a gota de água trouxe vida e esperança. A gota de água representa, do nosso ponto de vista, a grandeza de deus e o veado o Homem. Assim sendo, a confiança e o amor que o veado depositou na gota de água foi um gesto de fé na direcção de Deus que por ser grande e bondoso retribiui este acto de amor espalhando vida e luz onde havia escuridão. A prova de que havendo fé e esperança em Deus, o Homem consegue renascer das suas cinzas.

  11. José Carlos permalink*
    Outubro 3, 2007 19:31

    A gota de água representa a grandeza de Deus? Será? Então a grandeza de Deus desaparece assim? Se o veado é o homem, como renasce ele da cinza? Quem renasceu da cinza foi a gota de água…

  12. Dário (Lama) permalink
    Outubro 4, 2007 19:29

    O olhar que o veado lança sobre a gota de água é um olhar de tristeza mas ao mesmo tempo de esperança que ainda consegue fazer alguma coisa pela sua amiga.

  13. Marta (Lama) permalink
    Outubro 5, 2007 19:34

    Interpretando que o veado é Deus…O olhar que ele lança sobre a gota de água é um olhar de carinho, de ternura e de confiança…Confiança que a gota de água se conseguirá levantar e que a irá ajudar se ela assim quiser.

  14. joana patricia (lama) permalink
    Outubro 6, 2007 14:41

    apos a visulaização do fime conclui que se atraves de uma gota de agua do veado nasceu uma nova vida…tambem nos atraves da confirmaçao de baptismo podemos fazer nascer nova coisas..dar esperança a novas vidas…porque o veado deu a vida a uma gota de agua…uma gota que ganhou vida e que veiu trazer a esperança que veiu pa salvar…que arriscou a sua vida para salvar uma simples arvore…que estava no meiu do fogo…
    tal como deus arriscou a sua vida por nos…
    por isso agora a missao ta nas nossas maos…a missao de salvarmos e de termos fe i esperança para trazermos mais seres ao mundo capazes de fazer o que deus fez por nos..
    porque com o crisma vamos confirmnar o que os nossos pais e padrinhos confirmaram quando eramos bebes…agora etá nas nossas maos dizer sim tenho fé e sim é este o caminho que quero seguir…. porque ja somos crescidos o suficiente para tomarmos consciencia do passo que vamos dar…
    porque se vou fazer o crisma é porque qero ser como a gota de agua que o veado trasnformou num ser…qero poder salvar…e quero ter esperança mostrar como sou capaz tal cõmo aquela gota mostrou que era capaz de salvar a arvore…arriscando a sua vida…mesmo sabendo que quem lhe deu a vida foi o veado e que este mesmo estava disposto a salva la…porque quem da vida tambem nos salva…tambem nos ajuda…tal como o veado fez ha sua amiga,…deu vida e salvou..

  15. Helder (lama) permalink
    Outubro 6, 2007 16:55

    Este video significa em que o mal pode ser muito fortee tentar destruir tudo, mas o bem triunfa sempre, pode demorar mas consegue reconstruir tudo.

  16. Cristiana permalink
    Outubro 7, 2007 19:19

    Na última sessão,e primeira, da preparação para o crisma, visualizamos um filme “Pássaro de Fogo”… já não era a primeira vez que o via…e algo nele me marcou.
    Vejo o veado como Deus ou um Pai que com a chegada da Primavera acorda aquela “Fada” qu será o Homem, com um “sopro de vida” faz-la nascer das águas e com carinho dá-lhe forças para seguir a sua missão.
    Ao início tudo parece fácil, como quando somos crianças e a personagem sente Deus junto de si, mas com o avançar da história a personagem que tenta cumprir a sua missão, encontra o seu primeiro obstáculo.
    Inicialmente fica curiosa e procura a fonte ou o verdadeiro problema, mas quando descobre não se sente capaz de enfrentar, cai no desânimo e perde a Fé e a Fortaleza.
    O problema que será o “mal do mundo” começa a alastrar-se e a consumir tudo em redor. enquanto isto Deus Pai olha a situação com um olhar terno não interferindo.
    Tudo fica destruído…
    Deus acorda novamente o ser, desta vez das cinzas e inicialmente este parece envergonhado mas ao sentir o seu carinho renasce e reconstrói tudo.
    é assim que nós temos tendência a nos sentir, desistimos ao primeiro obstáculo e como perdemos a Fé pensamos que Deus nos abandonou, mas ele está lá. Apenas temos de aprender com os nossos erros para que ganhemos forças para cumprir a nossa missão.
    É então isto que Deus nos quer mostrar, que está sempre lá e temos de rescer e não deixar o nosso interior destruír-se!!!

  17. Cristiana permalink
    Outubro 13, 2007 12:56

    Depois de já ter deixado o meu comentário, encontrei uma música, que de certa forma, retrata o que vemos no filme “Pássaro de Fogo”!:
    Mais perto do que é importante…

    O importante é ter alguém,
    Um momento de atenção,
    E partilhar o mundo inteiro,
    Ter tudo na nossa mão.
    Saber de Ti , saber de Nós
    Andar mortinho por viver;
    E acreditar Naquele instante
    Mais perto do que é importante…

    Será esse alguém Deus e querermos tudo na nossa mão seja talvez aquela nossa força inicial..É então que procuramos os outros e vem Deus para dar motivação…Naquele instante?!

  18. José Carlos permalink*
    Outubro 13, 2007 13:13

    Obrigado Cristiana pelo teu testemunho. Continua assim.

  19. Cristiana permalink
    Outubro 17, 2007 19:17

    A vida é Feita de pequenas coisas que não podemos deixar passar despercebidas…Deus dá-nos pistas para seguir-mos o nosso caminho…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: