Skip to content

Igreja: “Motu Proprio”

Julho 12, 2007

A Igreja, que eu amo e sirvo, parece estar a regredir. É pena e lamento… pois não me identifico com certas posições do nosso Papa. A última diz respeito ao documento denominado “Motu Proprio“, onde a celebração da missa pode ser celebrada pelo rito antigo, antes do Vaticano II, sem autorização eclesiástica. Até agora, só com autorização. O argumento utilizado diz tratar-se “de chegar a uma reconciliação interna no seio da Igreja”. Pergunto: e os outros pontos de discórdia, não merecem atenção.
Esta posição do Papa é uma clara aproximação à Fraternidade S. Pio X. Esta foi fundada por D. Lefébvre, que em 1988 foi excomungado pelo Papa João Paulo II por ter ordenado 4 bispos segundo o rito antigo, sem autorização do Papa.
O referido documento permite o uso do rito do missal de 1962 a quem o deseje. Diz que não o pretende impor. Mas diz também o documento que onde as pessoas o queiram, o padre deve acolher de bom grado o seu pedido. Quando um grupo de fieis não vir o seu pedido satisfeito por parte do pároco, o artigo 7 estabelece que disso seja informado o Bispo diocesano, que é “vivamente” recomendado a responder ao seu desejo. Quando tal não seja possível, a questão deverá ser colocada à Comissão Pontifícia Ecclesia Dei.
Tantos assuntos importantes a requerer a atenção da Igreja num espírito de “reconciliação interna”…. (só a título de exemplo: celebração da reconciliação, divorciados recasados, o acesso das mulheres ao altar em situação idêntica à dos homens, etc, etc, etc).

Advertisements
3 comentários leave one →
  1. Julho 13, 2007 09:56

    Também faltam padres que divulguem as suas ideias, pois acredito que muitos vejam as coisas como vês…
    Uma igreja forte e renovada só traria mais valias para a sociedade, quer se seja crente ou não.

  2. Julho 15, 2007 16:35

    na minha opiniao leiga .. isto é da “reconciliação interna” é também conhecida por “deixa cá ver se tenho apoio ds fundamentalistas”.

    infelizemente, dentro dos muros do vaticano, isso tem um peso gigantesco.

  3. miná permalink
    Agosto 16, 2007 21:00

    ainda bem, por um lado, que os cristãos são bastante ignorantes em relação a determinados docuentos do nosso papa( eu incluo-me neles), pq assim nem se apercebemdas«aberraçoes» dos mesmos!Acredito no q acabo de ler pq acredito em si, se não nem dava para acreditar…mas afinal em k sec. estamos!?É preciso termta fé na doutrina de Jesus para conseguir «perdoar» as boas intençõrs dos homens k constituem a Igrja!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: