Skip to content

Música gravada na catequese

Outubro 27, 2007

A música faz parte da nossa vida. E da vida dos nossos jovens muito mais. Música é vida, é dinamismo, faz sonhar, transmite mensagem.
Fica-me, no entanto, uma dúvida: será que as pessoas prestam atenção à letra que ouvem nas músicas? A melodia deve ser o que mais lhes interessa.
Existem vários cd’s e cassetes de música gravada para apoio às catequeses. Pergunto: será pedagógico colocar um cd a tocar para os jovens ouvirem? Será que conseguimos cativar a sua atenção? Eu tenho as minhas dúvidas. Qual a solução?

Está estudado que nós assimilamos muito mais e melhor aquilo que nos entra por um número maior de sentidos. Quantos menos sentidos estiverem envolvidos, menos eficaz resulta. Na minha opinião, temos duas alternativas: uma passa por se cantar mesmo, mas sem apoio do cd. Isso é para o catequista aprender em casa. Com o apoio de um instrumento seria melhor. Mas para além de cantar, se conseguíssemos dramatizar as músicas com gesto ou mímicas, conseguíamos utilizar mais sentidos, e como consequência, maior eficácia.

MultimediaUma outra solução seria a utilização da música gravada. Mas não apenas a música. Se fizermos uma apresentação, por exemplo no Powerpoint, em que utilizamos também imagens e até texto, conseguimos utilizar mais sentidos, e prendemos muito mais a atenção deles.

As pessoas já estão saturadas de tanto ruído. Os jovens já estão saturados de ouvir tanta música, no MP3, nos próprios telemóveis… temos de inovar…. temos de surpreender… temos de apelar ao espírito imaginativo, à capacidade de sonhar.
Mas se eu não sei trabalhar com o computador, ou não tenho meio, ou…. nesse caso… façamos aquilo que sabemos… mas os resultados serão proporcionais…
Pensem sempre…. se eu fosse jovem e me fizessem as coisas deste modo… eu gostaria?
A lei do menor esforço não traz resultados muito positivos e duradoiros.
O ideal até seria que conseguíssemos sintetizar cada catequese numa apresentação multimédia… na minha opinião, seria fechar uma catequese com chave de ouro, porque aquilo que eu vejo, ouço e toco não desaparece tão facilmente da nossa memória. As palavras depressa são esquecidas. Não tenho dúvidas nenhumas.
Argumentação: Eu não sei trabalhar com o computador. Solução: em vez de tantos cursos do mesmo, porque não inovar os conteúdos. Posso dar uma formação de como fazer uma apresentação. Mas isto não tem nada a ver com a catequese. Será? Aprender a apresentar a palavra de Deus de uma forma mais atractiva e eficaz não tem nada a ver com a catequese?
Se recebessem uma prenda, até pode ser muito valiosa, embrulhada num papel de jornal, todo amarrotado… que pensariam? E a Palavra de Deus como a apresentamos? Não adianta pensar que estou a fazer bem. Perguntemos antes: “está a resultar?” Não adiante argumentar dizendo que os jovens agora não ligam. Se não ligam, que podemos fazer para que liguem? Nós é que temos de ir ao encontro deles e cativá-los.
Outros poderão dizer: eu levo o computador paras as reuniões… eles não ligam. Atenção: o computador é apenas uma ferramenta. O que fazemos com ele? O que mostramos?
Não sabemos o que fazer para agradar aos jovens. Respondo:já lhes perguntaram? Já os ouviram? Conhecem os seus gostos e a sua vida?

One Comment leave one →
  1. jacinta alves permalink
    Maio 15, 2010 16:36

    gosto mto das musicas deste saite vou casar em agosto…e gostaria q me enviasse por carta ou mesmo por meile,algumas musicas q eu gostaria de ter no meu casamemto mas n e possivel mostrar a letra e as partituras musicais das mesmas…sao elas…somos um…grao da praia maior…veja se tem mais alguma bonits p tocar no dia do meu casamemto…obrago…

Deixe uma Resposta

