Skip to content

Verdadeira partilha

Novembro 13, 2007

Aqui fica uma reflexão pessoal de uma catequista de Famalicão, que quis partilhar connosco as suas experiências.

Efectivamente, este é um espaço em que todos podem colaborar. Que bom seria se houvesse mais. Todos podemos aprender com todos.

Maos“Na última semana preparei com todo o cuidado,carinho,dedicação e «amor» a sessão de catequese, como aliás faço sempre.Não poupei esforços em todos os sentidos: pedi ajuda para elaborar um « cartaz resumo», convidei uma mãe
para falar do baptismo dum filho, não faltaram os símbolos principais do baptismo,etc, etc… Vai correr tudo bem, pensei eu: tudo planeado, boa disposição, não poderá ser doutra forma; mas foi! As crianças estiveram irrequietas, não se concentraram, parecia que nada do que eu dizia lhes interessava.Cheguei ao fim e senti-me completamente frustada, desanimada, incapaz e sei lá que mais…, apesar do meu colega de grupo me dizer que não, que alguma coisa ficou, que valeu pelo meu empenho,etc, etc.. No dia seguinte, de cabeça fria, pensei: a nós compete-nos semear, outros colherão os
frutos! Mas mesmo assim sentia uma mágoa cá dentro do peito.
Já um pouco tarde recebo uma mensagem muito bela do meu colega:«quando pomos AMOR naquilo que fazemos, DEUS faz o resto». Fiquei perplexa. O meu colega ficou preocupado comigo e com a catequese! Afinal não sou «aquele servo inútil» de que nos fala S. Lucas. Nesta semana por motivos pessoais não posso fazer a catequese; resposta pronta do colega: «vai descansada que eu me encarregarei de tudo».

É este espírito de inter-ajuda, amizade, colaboração, atenção que deve existir no grupo de catequistas.
Hoje penso: afinal nem tudo correu mal naquela tarde; DEUS preocupa-se e cuida de cada criatura, conforme ela necessita.” Inácia (catequista de Famalicão)

4 comentários leave one →
  1. Adelino permalink
    Novembro 13, 2007 21:49

    Nos as ves estamos tão preocopados que não sentimos a presença de Deus mas que ele ESTA LÁ ESTÁ….

  2. Carla (Catequista 2º Ano) permalink
    Novembro 15, 2007 08:38

    Olá Inácia…Quando gostamos verdadeiramente da catequese, das “nossas” crianças, quando nos damos com tanto amor, e à partida não vemos que quem recebe está a perceber essa dádiva, é natural que nos sintamos frustados…Mau seria o contrário, pois era sinal que faziamos a nossa “sementeira” de uma forma inconsequente…também sou catequista e ás vezes também enfrento esse sentimento de frustação, mas acredita e podes ter a certeza: alguma palavra, algum gesto, alguma frase ficou no coração e na memória de algum dos teus “meninos”…nem que tenha sido apenas em UM…e esse UM é a tua recompensa.

  3. Anabela permalink
    Novembro 15, 2007 21:36

    Olá, Inácia! Eu sou catequista em Santo Tirso, há 7 anos e estou com um grupo do 7º ano. O teu colega está certo, faz, dá com o coração e Deus providênciará… Essa frustação ao sentir que nada resultou acontece com toda a gente…Já me aconteceu muitas vezes…
    Mas podes ter a certeza que vais colher muitos frutos dessa semente…
    Não desistas de ser como és. Não te conheço, mas sinto que és dedicada, empenhada e amas a vida!
    “EM CADA INSTANTE DE LUZ
    É UM SORRISO DE DEUS” ..Eu.

  4. Dezembro 4, 2007 17:18

    Olá.
    Sou catequista há muito tempo em Bairro, e também já passei algumas vezes por situações dessas.
    Por vezes preparamos com tanto carinho e dedicação as sessões de catequese, e os miudos não nos ligam nenhuma. Ou melhor, nós pensamos que não nos ligam nenhuma, mas há sempre um ou dois que escutam atentamente.
    Assim, não só por esses, mas por todos eles, continuo a depositar muita dedicação nas sessões que preparo.

Deixe uma Resposta

