Skip to content

Recomendações da visita ad limina

Novembro 15, 2007

Os bispos portugueses tiveram a sua visita ad limina ao Vaticano (de 3 a 12 de Novembro). Neste visita, o Santo Padre fala com os bispos acerca daquilo que lhe parece mais necessário, tendo em conta os relatórios que lhe são enviados periodicamente.

Nesta última visita, Bento XVI diz: “É preciso mudar o estilo de organização da comunidade eclesial portuguesa e a mentalidade dos seus membros para se ter uma Igreja ao ritmo ao Concílio Vaticano II.” Diante da constatação do afastamento dos cristãos da vida das comunidades, pede igualmente para que verifiquem “a eficácia dos percursos de iniciação actuais, para que o cristão seja ajudado, pela acção educativa das nossas comunidades, a marcar cada vez mais até chegar a assumir na sua vida uma orientação autenticamente eucarística, de tal modo que seja capaz de dar razão da própria esperança de maneira adequada ao nosso tempo“.

Eu pergunto: que vai ser feito destas palavras? Como irão ser interpretadas? O que é que irão entender por verificarem a eficácia e dar as razões da própria esperança de maneira adequada ao nosso tempo?

Esteve a ser avaliado o método que muitos teimam em utilizar, sem eficácia… Vamos continuar a ter mais do mesmo, ou vamos arriscar um pouco mais indo ao encontro efectivo dos anseios e e vida das nossas comunidades?

Que precisa mudar na Igreja? Deixem ficar aqui a vossa opinião…

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: