Skip to content

Encontros de Preparação para o Matrimónio (1)

Janeiro 14, 2008

Vamos então para o primeiro tema de formação/reflexão. O tema é dedicado ao “Amor que compromete”. Encontram aqui o documento de reflexão.

Aqui ficam também 2 filmes que irão servir de motivação para o tema.

Este primeiro filme fala daquilo que somos capazes de fazer em nome do amor:

Neste filme poderemos ver que mais vale amar e ser amado um minuto na vida do que nunca sentir esta emoção:

8 comentários leave one →
  1. Nuno & Susana permalink
    Janeiro 21, 2008 22:30

    Sem falsas simpatias, queríamos apenas partilhar com o Mundo “On-line” de que estamos a gostar dos Encontros. A forma e o conteúdo enquadram-se com os tempos actuais. Recomendamos.

  2. miná permalink
    Janeiro 24, 2008 13:50

    Decorreu no passado sábado em Sequeirô o 2º Encontro para Noivos.O tema em debate foi: O amor que nos compromete».Estiveram presentes 22pares de noivos que, em trabalho de grupo, reflectiram sobre «O Decálogo para a Convivência Conjugal». Em resumo foram estas as conclusões:
    * é imperioso evitar as discussões e se existirem conflitos é necessário manter a calma, não usar gestos nem palavras agressivas, falar cada um a seu tempo, pedir desculpa por gestos ou palavras e dar por encerrada a questão.
    * o respeito e o diálogo são a base firme duma relação a dois, havendo cedência de parte a parte.
    * a maior felicidade é ter a certeza de sermos amados tal qual somos, esta não está somente nas grandes coisas, pois não será a pedra que encontramos no caminho que nos impede de prosseguir mas sim « a areia que temos no sapato».

    Foi muito interessante ouvir o que individualmente cada elemento escolheu das “dez condutas verbais positivas» e «não verbais positivas», isto é o que cada um tem como prioritário;
    * para elas «expressar mais e melhor os sentimentos de afecto», surge em 1º lugar, seguido pela «sinceridade e de «gratificações orais frequentes».
    *«evitar silêncios prolongados», «travar os hábitos cognitivos negativos« e «cuidar o aspecto físico», são as condutas não verbais positivas mais referidas.

    No que diz respeito aos homens e seguindo o mesmo esquema, estes destacaram:
    * «ter sempre uma visão positiva da vida conjugal»e a «sinceridade». Eles entendem também que «evitar silêncios prolongados» é fundamental; «ter o dom da oportunidade» e «travar os hábitos cognitivos negativos», são aspectos a ter sempre presente para uma vida sã a dois.

  3. Marta (Lama) permalink
    Fevereiro 4, 2008 13:02

    Gostaria de saber como faço para ter o primeiro video. Agradecia a ajuda.

  4. Fevereiro 4, 2008 15:32

    O filme está no youtube. Podes fazer o dowload através deste site: http://vixy.net/.
    O link do filme: http://www.youtube.com/watch?v=HZA_s-zY5m4&feature=related

  5. Carlos e Olga permalink
    Fevereiro 4, 2008 18:18

    Infelizmente não vamos poder estar presentes no momento celebrativo destes Encontros de Preparação para o Matrimónio (EPM). Desde o momento em que nos inscrevemos, sabíamos que não seria possível participar no dia 9 de Fevereiro. No entanto, decidimos fazer essa inscrição, e em boa hora o fizemos. Quer eu como a Olga recolhemos, nestes 4 encontros em que participamos, muitos ensinamentos que consideramos interessantes e úteis na nossa vida em comum.
    Logo que nos foi proposta a participação no EPM, concordamos imediatamente pois sempre consideramos que poderia ser útil na nova fase da nossa vida. Logo no primeiro encontro percebemos que tínhamos razão, e que esta era uma etapa pela qual deveríamos passar enquanto casal. Valia a pena participar nos restantes encontros!
    Agradecemos a disponibilidade do Padre José Carlos em transmitir aos colegas a nossa avaliação do EPM, que é a seguinte:

    Da parte do Carlos:
    “Indicar os ensinamentos mais úteis e válidos, faz-me recordar as minhas primeiras palavras ai, quando me pediram que indicasse um aspecto positivo da minha noiva. Na altura eu respondi que apontar um aspecto negativo era difícil, mas um aspecto positivo ainda seria mais, pois são muitos. Eu penso o mesmo em relação ao EPM: Foram muitos os ensinamentos úteis, muitos os pontos que me fizeram reflectir, muitas partilhas de experiências que podem servir para um casamento mais frutuoso.
    Resumiria da seguinte forma, alguns dos pontos que mais me marcaram:
    – O conhecimento das condutas verbais e não verbais que a minha noiva mais valoriza, o que permitiu conhece-la melhor e procurar rectificar alguns meus comportamentos.
    – A importância que devemos dar às pequenas coisas. As pequenas palavras e os pequenos gestos diários, com todos os exemplos que foram referidos.
    – A responsabilidade que o casamento acarreta, sendo um compromisso perpétuo.
    – A noção que a felicidade só se consegue procurando sempre fazer o outro feliz.
    – Os múltiplos ensinamentos e experiências trocadas sobre a educação dos filhos.”
    Da parte da Olga:
    “Em relação ao que foi apresentado não dá para escolher ou dizer qual foi o melhor tema debatido, isto porque foram todos focados de uma forma intensa, e principalmente não dando só para ficarem pelos minutos de encontro, mas sim para reflectirmos um com o outro.
    Assim só posso dizer que houve crescimento em forma de pensar e agir.”

    Por fim, gostaríamos de enaltecer:
    – O trabalho organizativo do Padre José Carlos, e sobretudo a linguagem acessível com que conseguiu transmitir-nos o essencial com que devemos contar no matrimónio.
    – A dedicação do Sr. Manuel Gomes e da Miná cuja partilha da sua experiência como casal, consideramos fundamental para o real conhecimento dos obstáculos com que nos podemos deparar na vida de casados.
    – O contributo de todos os nossos colegas, cuja presença muito enriqueceu estes encontros. Permitam-nos que destaquemos duma forma especial, os nossos colegas do grupo das “Alianças”, Fernando e Alexandra, Filipe e Raquel. Pensamos que estes encontros poderão ter sido o “início duma bela amizade…”

  6. Fevereiro 4, 2008 19:46

    Obrigado pela vossa avaliação. Ela será lida no momento celebrativo. Foi um prazer contribuir para uma possível melhoria no vosso futuro convívio conjugal.
    Desejo-vos muitas felicidades.
    Nunca se esqueçam que “amar é contribuir para a felicidade do outro”.

  7. Marta (Lama) permalink
    Fevereiro 5, 2008 20:49

    Muito obrigada…

  8. miná permalink
    Fevereiro 6, 2008 22:50

    Terminados os E: P: N:teremos mais um momento para vos encontrar na celebração; penso que não podetíamos finalizar duma forma melhor!Certamente teremos oportunidade para também nós fazermos a avaliação dos mesmos, mas para os que não vão poder estar aqui fica o nosso testemunho de que uma vez mais tivemos oportunidade de aprender com os mais novos. É muito muito gratificante verificar como vos empenhastes e reflectistes tão sériamente nos temas que vos apresentámos! Parabéns! Desejamo-vos muitas felicidades na vida a dois que decidistes escolher! Nunca desanimeis, pois ELE está sempre convosco. Casal Miná e Gomes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: