Skip to content

Ser ou não ser

Fevereiro 4, 2008

Um dia, um monge enquanto passeava e meditava, encontrou um escorpião que se debatia para não morrer afogado num charco de água. O monge foi ajudá-lo, pegando nele com as mãos, pensando consigo: “não me irá fazer mal porque o vou ajudar.”

O certo é que o escorpião o picou nas mãos. Ele volta segunda vez, confiando que agora ele se deixaria ajudar. Mais uma vez foi picado. Voltou terceira vez para ajudar o escorpião, mas desta vez pegando nuns paus para evitar ser picado mais uma vez. E assim salvou o escorpião.

Uma pessoa que assistiu a tudo isto, pergunta-lhe: “porque insistiu em o ajudar, se ele o picou sempre? Eu o teria deixado morrer afogado.”

Respondeu o monge:  “o escorpião picou-me porque esse é o seu instinto. O meu é ajudar. Não poderia deixar que o instinto dele alterasse o meu. Apenas tive de encontrar uma maneira de o ajudar, sendo eu mesmo, sem deixar que ele me fizesse mal.”

E nós que tantas vezes deixamos de ser quem somos porque alguém nos faz mal. E o sofrimento talvez seja maior, porque ninguém pode ser feliz negando-se a si mesmo, à sua identidade e à sua história.

A vida é como o eco: devolve-nos aquilo que lhe damos.

Nem sempre acontece como queremos e quando queremos. Mas vai acontecer de certeza quando mais precisarmos.

Não deixemos de sermos bons quando alguém nos faz mal. Esse é o pior mal que nos pode acontecer, que nem o nosso pior inimigo consegue fazer, apenas nós o podemos fazer a nós mesmos.

One Comment leave one →
  1. Adelino permalink
    Fevereiro 8, 2008 00:31

    As pessoas de coração bom e puro conseguem ultrapassar montanhas sem querer mal aos outros.

Deixe uma Resposta

