Skip to content

O cego sou eu!?

Março 3, 2008

4Estamos a meio caminho da celebração da Páscoa. Neste Domingo é-nos apresentada uma narração do Evangelho de S. João que nos fala da cura de um cego de nascença. Um cego que Jesus encontrou no seu caminho. Este cego, ou se quisermos, este episódio, apresenta-se assim narrado por um dos mais próximos de Jesus e portanto certamente digno de todo o crédito. No entanto não devemos estar preocupados com este pormenor e procurar ler esta situação com um espírito exclusivamente catequético.
Este cego representa-nos a todos nós e a cada um em particular. Pela luz da Fé somos curados da cegueira de nascença e iniciamos uma vida nova.
Cá temos de novo o caminho !…
A partir da sua situação de excluído, porque é cego e muito limitado na sua acção (a sociedade é mesmo assim, naquela altura como ainda hoje), este cego faz a sua caminhada em 3 etapas:

– ACEITA A PALAVRA DE DEUS – Jesus toca os olhos do cego e manda-o lavar à piscina de Siloé. O cego aceita a palavra de Jesus, acredita e sai curado. O nosso primeiro passo deve ser pois o de aceitar a palavra de Deus, sem reservas.

– RECONHECER JESUS COMO PROFETA (FILHO DE DEUS) – O cego reconhece em Jesus poderes que outros não têm, carisma, determinação. É um profeta, diz sem medo e não se cala perante os opositores. Assim deve ser. Quem escolhe Jesus não pode mais calar-se e não pode mais calar a sua situação de comprometido e seu amigo, enfim a sua situação de cristão.

– RECONHECER JESUS COMO O ENVIADO (MESSIAS) – Este cego rejeitado pelos seus semelhantes (expulso da sinagoga) “quem és tu para nos ensinar?” é acolhido por Jesus de quem dá testemunho: “eu creio Senhor que és o Filho de Deus, eu creio”. Este homem que via agora com olhos do corpo, passa a ver também com os olhos da alma. É um com Cristo e como tal não tem medo dos contratempos do caminho nem de se afirmar discípulo de Jesus.

O nosso caminho para Páscoa já vai adiantado. É altura de nos perguntarmos sobre as nossas cegueiras, o que nos está ainda a impedir de ter uma boa visão dos valores da vida. Jesus anda aí pelo caminho da vida… pode ser que esteja mesmo ao nosso lado!
Disponibilizemo-nos para que a graça de Deus nos toque o coração e nos limpe os olhos das cegueiras que ainda persistem e possamos também dizer com entusiasmo, tal como aquele homem, SENHOR EU VEJO, SENHOR EU CREIO!

ZéLuiz

3 comentários leave one →
  1. ZéLuiz permalink
    Março 3, 2008 19:06

    Olá!
    Cá estou de novo, amigos.
    Para ajudar a rezar:
    Senhor
    Eu acredito que Tu estás
    com os homens, vivo e ressuscitado.
    Es a minha esperança
    És a garantia da minha ressurreição.

    Contigo prometo trabalhar
    para um mundo melhor.
    Um mundo que Te fez
    ser um de nós.
    Um mundo que Te fez
    caminhar connosco
    ensinando-nos o caminho a seguir.

    Ajuda-nos a honrar
    o nosso compromisso,
    descobrindo o sinal dos Teus passos
    no desenrolar do nosso dia a dia.
    Amém

    ZéLuiz

  2. Março 5, 2008 11:11

    Cura-me, Senhor, da cegueira da distracção aos pequenos pormenores.
    Cura-me da cegueira de não reparar no sofrimento do meu próximo.
    Cura-me da cegueira que me faz calar os outros para atingir os meus objectivos.
    Cura-me da cegueira da insensibilidade.
    Cura-me da cegueira do comodismo, tanto físico como psicológico.
    Cura-me da cegueira provocada pelo muro que construí em torno de mim.
    Faz-me lavar o rosto para que eu repare no sorriso, no olhar e na presença do outro, especialmente dos que amo.

  3. miná permalink
    Março 6, 2008 14:10

    De facto sou atacada por muitas cegueiras!
    Aquela que mais me preocupa é aquela a que o p. Zé Carlos refere no último paragrafo

Deixe uma Resposta

