Skip to content

Inquérito

Março 11, 2008
Deixo aqui esta entrada com esta pergunta:

Esta ferramenta, o blogue Partilhar, ajuda ou não na educação para os valores?

Porque será que as pessoas visitam bastante o blogue mas comentam pouco?

Que sugestões  dão para uma melhor rentabilização deste espaço?

Aguardo as vossas respostas, comentando esta entrada.

16 comentários leave one →
  1. Adelino permalink
    Março 11, 2008 21:34

    As pessoas não comentam porque talves tenham medo?
    Por não saber como dizer e comentar .
    Mas este blogue é uma partilha e mais podemos dizer uma familia.

  2. Solange Machado permalink
    Março 12, 2008 13:32

    Caro Padre José Carlos, ao ver estas questões expostas, se me permite, denoto alguma tristeza ou desmotivação relativamente ás expectativas inicialmente criadas. Deixe-me dizer-lhe que este blogue é realmente um local de paratilha de conhecimentos e, digamos que, um espaço de reflexão, um espaço em que podemos acompanhar a dinamica da nossa paróquia e fazer uma caminhada cristã lado a lado. Efectivamente é notável o esforço que tem feito por acompanhar e motivar a participação da classe social mais jovem para a vida cristã e este blogue é prova disso.
    Confesso e, respondendo á segunda questão, que também passei apenas por uma fase de curiosidade de ver e só recentemente é que fiz algum comentário. Agora perguntar-me-ia porquê? Porque me identifiquei com o texto que colocou, por tinha inicialmente algum receio da censura, mas nada que com o tempo não fosse ultrapassado.
    Relativamente á ultima questão, como deve calcular muitas pessoas ainda não tem acesso á internet, se houvesse um espaço de internet na nossa freguesia para a utilização dos elementos da catequese e da freguesia em geral quem sabe se aprocura não aumentaria. Ele é rentável pois permite-nos ter acesso a material para a dinamização da catequese etc..
    Tem sido um bom instrumento de apróximação da Juventude á Igreja e a Deus.

  3. Março 12, 2008 18:31

    Obrigado Solange pelas tuas palavras. Mas este inquérito não tem nada a ver com desmotivação. Sinto-me muito motivado. Este questionário é para recolher dados estatísticos para o meu mestrado. É uma questão puramente técnica. De qualquer forma, obrigado.

  4. ZéLuiz permalink
    Março 14, 2008 17:52

    Olá! Uma opinião para mexer…
    Este espaço é IMPORTANTE para a formação. No debate de opiniões e na análise dos vários temas se encontra o caminho para cresce e se cria mais cultura.

    A minha relacção com o “PARTILHAR” – porque não participo e como poderia este espaço ser melhor ainda(??)

    Passar no “blog”, olhar e não parar é assim como passar à porta de um amigo, dar uma espreitadela pela janela ou dar uma olhadela à casa ou ao jardim, até perceber que se calhar está gente em casa e não parar nem mesmo para um simples Olá!
    Já seria tão bom que fossemos capazes de um “Olá (pá) estás bom? ía a passar e lembrei-me…”
    Na nossa vida temos um comportamento diferente, estou certo. Mas no “Partilhar” porque não fazemos de igual forma??

    -Acanhamento? Se calhar.
    -Falta de assunto para falar? Não acredito.
    -Falta de interesse? Também me custa a crer.

    Então porque será?? Vamos lá, digamos pelo menos um olá. A porta até está aberta é só dizer: “Olá amigos! ” Sim isto é um espaço em que todos querem ser UNS AMIGOS. Um espaço que se quer cada vez maior e que abarque cada vez um maior leque de opiniões.
    A tua participação pode começar mesmo assim, com um simples Olá! Se calhar até pode nascer assim uma grande amisade e possas descobrir desta forma que és afinal muito importante para alguém.
    Contem comigo,
    ZéLuiz

  5. Março 14, 2008 17:57

    Obrigado pelo “olá amigo…” 😉

  6. Arminda permalink
    Março 17, 2008 22:30

    olaá padre josé carlos, é claro que eu acho partilhar interesante na educação e formação cristã e não só respondendo a segunda questão eu acho que comentam pouco por falta de divulgação na sociedade mais velha talvez não tenham acesso a internet porque os mais novos até vão dando opiniões .sugiro que continue com os seus projectos que tem dado rsultados positvos e interessantes.

    um abraço Arminda

  7. Carla (Catequista 2º Ano) permalink
    Março 18, 2008 08:44

    Olá a todos….
    Este partilhar já faz parte do meu dia a dia….todos os dias, o “espreito” logo pela manhã.
    Sem dúvida que este espaço é MUITO IMPORTANTE na educação para os valores, onde se pode escutar, falar sobre temas diversos, uns mais polémicos que outros, uns gerando consenso, outros nem por isso, mas o crescimento nasce assim mesmo: da partilha. E porque é que não se comenta mais?? Julgo que não será por falta de interesse dos temas, mas talvez o “receio” da novidade…isso pode ver-se pelo seguinte indicador: há mais “comentadores” hoje do que no inicio deste projecto…Vai de encontro á celebre frase: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”….Julgo, que a continuidade deste partilhar vai mostra concerteza que daqui a algum tempo, já somos mutios mais a partilhar.

  8. Carla (Catequista 2º Ano) permalink
    Março 18, 2008 08:49

    Ah…esqueci-me das sugestões:
    Penso que tal como disse Arminda, o blogue não está muito divulgado, na paróquia por exemplo….Talvez esteja em determinados grupos pastorais, mas não o está certamente a nivel geral….Á minha mãe, por exemplo, eu já mostrei o que é o partilhar….
    Há que pensar numa forma de o divulgar pelas pessoas e aproveitar para dismitificar o conceito de internet nos mais velhos.

  9. Carla (Catequista 2º Ano) permalink
    Março 18, 2008 08:51

    Eu já tomei uma atitude neste divulgar do partilhar:
    Mandei um mail interno aqui na empresa, a divulgar o blogue pelos meus colegas e lancei o desafio:
    Espreitem e não tenham medo de “partilhar”..

  10. Março 18, 2008 10:08

    Olá!

    Sou uma frequentadora assídua deste blog.
    É certo que não costumo comentar, mas sempre que posso dou aqui um saltinho para ver se há novidades.
    Gosto muito do seu blog e só lhe tenho a dar os parabéns por o ter criado.
    Gostei muito de ler todos os comentários que fez às várias semanas da Quaresma, e já tenho tirado algumas ideias daqui para o meu blog.
    Já o divulguei por alguns colegas catequistas da minha paróquia.

    Parabéns e continue.

  11. Manuel permalink
    Março 18, 2008 15:26

    Olá

    Não tenho a menor dúvida que ajuda na valorização humana.

    Tem sido, nos últimos tempos, pelo menos para mim, a fonte de água fresca onde posso saciar a minha sede. Claro que também cá encontro daquela água que, há muito, deixei de beber, mas dessa…tento não consumir.

    Ao contrário do ZéLuiz, não encontro motivo para passar todos os dias pela casa de um amigo só para lhe dizer “Olá!…”, mas já encontro motivos para vêr como estão a florir as flôres do seu jardim, como está arranjado o seu quintal….

    Tenho que saber dizer mais do que um simples “Olá!…”. Tenho que me sentir útil naq

  12. Manuel permalink
    Março 18, 2008 16:02

    …/…
    Tenho de me sentir útil, naquele momento, sem me tornar chato.

    Tal como diz a Solange, “…tenho que me identificar com o texto”.

    Este espaço foi-me dado a conhecer através de uma/várias conversas com a monitora/orientadora do grupo de jovens “Folhas Livres” que um pouco à medida da Carla (catequista do 2º ano), me foi dizendo:- “…espreita e não tenhas medo de partilhar…”.
    É um blogue que está a crescer…é preciso dar-lhe tempo para se tornar adulto.

  13. rafaela permalink
    Março 18, 2008 20:07

    olá manoel quem é vc?

  14. Manuel permalink
    Março 19, 2008 11:07

    Olá Rafaela,

    Sou mais uma erva no quintal do José Sá que para não se tornar daninha se alimenta dos fertilizantes que cá são deixados.

  15. Abril 15, 2008 20:53

    Para a Sónia: não quer deixar o link para o seu blogue? O interessante é criarmos uma rede de ligações em torno deste projecto.

  16. Abril 16, 2008 08:15

    Claro que sim. Ele já estava no meu nome ao clicar.
    De qualquer forma aqui fica:

    http://meninasoina.blogspot.com

Deixe uma Resposta

