Skip to content

Em Quinta-feira Santa

Março 20, 2008

ceia

Estamos a viver a Semana Maior da nossa liturgia, a Semana Santa.

Fazemos a caminhada final com Jesus Cristo, nosso guia, que num último encontro com todo o grupo dos seus discípulos ministra a derradeira lição de catequese.

Jesus celebra com os seus discípulos a Páscoa Judaica, preparando a Sua Páscoa, que seria a Nova Aliança com o sacrifício do Seu corpo e Sangue.

Ali instituiu o sinal visível do Seu amor em dádiva infinita e permanente. “… e fazei Isto em memória de Mim”.

João apresenta-nos esse momento, indicando-o como o fundamental da Missão de Jesus Cristo entre nós: o serviço dos outros.

Com o gesto do lava-pés Jesus quer dizer-nos qual o sentido da Sua Missão e o fundamental da sua pregação: o servir. Indica-nos de forma sublime o nosso caminho.

A catequese que foi fazendo ao longo dos anos da Sua vida pública centrou-se no serviço aos mais desfavorecidos, na libertação dos oprimidos, no aliviar daqueles mais marcados pelos constrangimentos físicos ou morais. No chamar permanente da atenção dos seus mais próximos para a necessidade do serviço aos outros.

Uma caminhada em tudo realmente diferente das perspectivas dos seus contemporâneos e ainda hoje na de nós próprios!

zeluiz

Advertisements
One Comment leave one →
  1. Março 21, 2008 15:37

    Apenas um comentário de desabafo….

    Estamos a celebrar a Páscoa – a maior das festas cristãs – na qual se recorda e revive o mistério da Ressurreição do Senhor Jesus e da dádiva do Espírito Santo à Igreja. Entre a Quinta-feira Santa e o Domingo da Ressurreição, a Comunidade cristã reune-se, para reviver os dias da nossa salvação. É interessante notar que as pessoas que aparecem se sentem envolvidas nas celebrações. Pena sinto, e senti ontem de facto, por apenas ter a presença não só de poucos adultos mas também apenas de um jovem e de uma criança na Celebração. Onde estão os nossos Jovens, as nossas crianças???? Não se encontram alguns eles até de férias???? Deus fará férias, deixando de velar por nós???? Ainda bem que não o faz!!!
    Creio ser urgente empenhar os movimentos juvenis da Igreja na dinamização destas celebrações, que constituem o coração da Comunidade crist㠖 fazer memória de Jesus não equivale apenas a rituais vazios de significado mas implica o compromisso vital de toda a Igreja, incluindo as novas gerações que participam com a sua alegria e irreverência. Assumo um pouco, como catequista, esta falha e este compromisso, sem dúvida… mesmo sendo a criança em questão do meu grupo(parabéns Carlos e obrigado), onde estão os outros 8??? Não culpo de maneira nenhuma o padre da Paróquia…mas todos nós: como catequistas, Pais, Responsáveis de grupos e até comunidade em geral.
    Esperemos, hoje, na celebração da morte sacrifical de Cristo, sua Paixão e sua cruz gloriosa, que a afluência seja maior!
    Uma Santa Páscoa para todos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: