Skip to content

A árvore que sabia dar-se

Abril 3, 2008

Aqui fica uma apresentação, apenas em imagens, sobre um tema bonito: a árvore que sabia dar-se. É um apelo à imaginação e à criatividade. O desafio que lanço às minhas catequistas, que a utilizem, é este: os miúdos vêem esta apresentação. Depois, por grupos, elaboravam um texto que acompanhasse as imagens. Depois faziamos uma gravação com eles e uma produção multimédia. Que tal?

Advertisements
8 comentários leave one →
  1. Abril 4, 2008 16:30

    Ainda ninguém quis comentar esta entrada. Encontrei este texto no blogue de Paulo Coelho. Vale a pena pensar nisto:

    Nós dizemos: “eu dou, mas para quem merece”.
    “As árvores não falam assim, e nem os rebanhos. Eles dão para que possam continuar vivendo; reter é morrer. Quem é digno de ganhar de Deus os dias e as noites, é digno também de receber de vocês tudo que precisa. Quem mereceu beber do oceano da vida, merece também encher sua taça no pequeno córrego (rego de água) de cada um”.

    “Porque exigir que um homem exponha seu íntimo, e desnude seu orgulho, a fim de que possam decidir se ele merece ajuda? Procurem, isto sim, ver se vocês merecem dar”.

    “E vocês, que recebem, não assumam nenhuma dívida de gratidão, para que não se crie um laço de domínio com os seus benfeitores”.

    “Porque, se ficarem demasiadamente preocupados com estas dívidas terminarão duvidando da generosidade da terra e do Pai – que foi de onde estas dádivas realmente vieram”.

  2. Abril 5, 2008 01:29

    Desafio aceite…nem de prepósito. Tinha planeado uma outra actividade, associada à secção 16 – “Amor é dar-se”, e ainda no seguimento do mistério da Páscoa, fazê-los descobrir este Amor imenso que Jesus tem por nós e que vai até deixar-se morrer por nós. Despertar para o sentido do dom gratuito, da felicidade que nasce mais do dar que do receber.

    Na sociedade em que vivemos do consumismo, que temos “tudo”, é fácil dar presentes, coisas, dinheiro. O que falta a muitas pessoas é o amor, o calor humano de uma amizade sincera, é darem-se mais umas às outras, no carinho familiar, na enter-ajuda, na doação gratuita e generosa; e muitas pessoas sentem-se mais sós, vazias e mais tristes.

    Todos somos chamados a dar a vida dia-a-dia, uns aos outros. É dando que se recebe”.
    Só numa dimensão de entrega é que a vida ganha sentido. Mistério bem visível na entrega de Jesus á sua morte.

    Obrigado pela sugestão. Achei uma óptima ideia…poderá resultar num bom trabalho. Esperemos que o grupo venha inspirado das férias da Páscoa, capazes eu sei que são!

    Já agora, para tema musical tinha pensado aquela música da Mafalda Veiga: “é preciso morrer e nascer de novo”…o trabalho seria , em grupo, e a partir das letras da palavra ESTRELA formarem sinónimos de uma vida com sentido.

  3. miná permalink
    Abril 7, 2008 09:57

    Olá a todos os utilizadores do Partilhar, desejando uma boa semana de trabalho laboral e muitos deles também catequética!
    Conheço este pequeno filme ( em slides), já o utilizei algumas vezes, e com grande sucesso; dá para ser explorado em diversas vertentes , conforme o grupo com que se trabalha; fico à espera do vosso trabalhoi com ansiedade, pos tenho a certeza que me irá ser novamente proveitoso, noutra versão, noutro estilo bem á maneira dos jovens , que são sempre muito surpreendentes, na positiva, claro.Até sempre, amigos; força!

  4. Abril 24, 2008 09:00

    No passado sábado…o grupo estava de facto “imbatíve”l!! O Espírito Santo estava com eles, sem dúvida. Formaram-se dois grupos, entre eles, e resultaram 2 histórias diferentes mas formidáveis. Fica agora a batata quente na minha mão…resumir as duas numa só para podemos filmar.
    Obrigado grupo. Vocês são de facto ESPECTACULARES (quando querem meus malandros). Eu não seria capaz de tão brilhantes ideias. Um beijão. Adoro-vos!

  5. Março 22, 2010 11:39

    Olá!

    Deixo ficar a ligação para o portal ABC da Catequese, onde foi podem assistir ao vídeo «A Árvore que sabia dar-se».

    http://abcdacatequese.com/partilha/videos/viewvideo/165/mensagens/a-arvore-que-sabia-dar-se

    Um abraço em Cristo,

    Luís Silva

  6. Camilo permalink
    Março 22, 2010 22:37

    Estas são as imagens do diaporama “A árvore que sabia dar-se”, vendido pela Diamart.

  7. Abril 12, 2011 14:03

    JOSÉ SÁ ESSE TEXTO NÃO É DO SENHOR PAULO COELHO E SIM DO VERDADEIRO ESCRITOR CHAMADO KALIL GIBRAN. ABRAÇO

  8. Abril 12, 2011 15:17

    E onde é que leu neste blogue que a “árvore que sabia dar-se” era do Paulo Coelho?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: