Skip to content

Merecer

Maio 10, 2008

Todos temos a tentação de fazer as coisas para quem merece, segundo os nossos critérios pessoais. O desejo de retribuição talvez seja uma das necessidades inatas ao ser humano. Estará esta maneira de ser errada? Humanamente falando, não. Pensemos um pouco segundo os critérios de Cristo: que sabemos nós da vida e dos problemas dos outros para julgar quem merece? Porque quando o fazem em relação a nós, também nos sentimos injustiçados. Julgam-nos sem nos conhecerem e saberem as nossas razões.

Todos fazemos isto. A igreja faz esta acepção de pessoas, desculpando-se com a qualidade e não com a quantidade. Também eu, por vezes, o faço. Mas, talvez hoje precisemos de ouvir o Espírito de Cristo que diz: “Eu vim chamar os pecadores e não os justos”. “São os doentes que precisam de médico”. “Amai sem esperar recompensa”. “Pai, não quero que nenhum dos que me deste se percam”. “Esta viúva deu mais que os outros, que deram o que lhes sobrava. Ela deu tudo o que tinha”. “Com a medida com que julgares, sereis julgados”.

Pai, faz-me dócil à acção do Espírito Santo, para agir mais segundo os critérios de Jesus e menos pelos critérios puramente humanos. Que sejamos mais humanos. Que nos sintamos irmãos de todos e não juízes. Dá-me força e sabedoria para aceitar e viver as palavras de Jesus. Vem Espírito Santo sobre a tua Igreja… sobre os cristãos… sobre toda a humanidade…. e transforma o nosso coração, divinizando-o.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. miná ( Famalicão) permalink
    Maio 10, 2008 22:03

    Sim, também eu digo: vem Espírito Santo sobre mim,
    sobre a minha família sobre toda a Igreja, fazendo com que sejamos mais tolerantes, mais dóceis nos «julgamentos» que, muitas vezes sem querer somos levados a fazer!
    Eu acredito muito no Dom do Espírito Santo, porque há coisas que só com a sua força se operam

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: