Skip to content

Pentecostes

Maio 10, 2008

Nas noites de desânimo e medo, quando ficamos sozinhos, sem encontrar caminho, pedimos o Dom da Sabedoria. Ilumina os nossos passos. Vem Espírito de Luz.

Nos dias de luta e cansaço, nas dúvidas e incertezas, quando nos falta o sossego, pedimos o Dom do Entendimento. Acalma os nossos temores e afasta as nossas guerras. Vem Espírito de paz.

Quando chegam os momentos de tristeza, e perdemos ilusões e esperanças, quando chora o coração ferido, pedimos o Dom do Conselho. Estende para nós a tua mão amiga. Vem Espírito de Alegria.

No sofrimento dos pobres e na injustiça que oprime, quando os humildes nos chamam, pedimos o Dom da Fortaleza. Aumenta a nossa coragem. Vem Espírito de Fortaleza.

Para nunca desanimarmos na vida e oferecermos sempre aos irmãos trabalho, amor e serviço, pedimos o Dom da Ciência. Dá-nos um coração generoso. Vem, Espírito de Juventude.

Para seguir Jesus, Caminho, Verdade e Vida, a sentir a sua amizade que nos vivifica, pedimos o Dom da Piedade. Dá-nos sede do Infinito. Vem, Espírito de Vida.

Para podermos testemunhar, alegres, nas palavras e na vida, que existe um Deus que nos ama, pedimos o Dom do Temor de Deus. Ensina-nos a ser irmãos. Vem, Espírito de Amor.

“Ide e anunciai a boa nova”, foi a missão que Jesus confiou aos discípulos. 7 jovens receberam 7 faixas simbolizando os 7 dons do Espírito Santo. No fim, largaram balões com os dons e os frutos do Espírito Santo, como forma de anunciarem a todo o mundo a boa nova de Deus.

Advertisements
6 comentários leave one →
  1. miná ( Famalicão) permalink
    Maio 13, 2008 10:37

    Estou certa que a celebraçaõ ainda foi mais significativa para quem a viveu do que os sludes nos mostram.Assim faz sentido fazer FESTA, é desta forma que o Anúncio pode entrar no coração de muitos. Parabéns

  2. Zeluiz permalink*
    Maio 13, 2008 16:10

    Os textos bíblicos reservados para a celebração litúrgica deste dia, encerram profundos ensinamentos e são de uma riqueza teológica plena.
    Vale bem a pena olhar para cada um deles procurando pistas que nos ajudem a crescer na Fé e no Amor de Cristo.

    Nos Actos dos Apóstolos é-nos descrito, em estilo narrativo uma experiência extraordinária vivida pelo Grupo dos Apóstolos. Recomendo, como exercício de reflexão, a leitura do todo o capítulo segundo.
    A vinda do Espírito Santo, que Jesus tinha prometido e anunciado é narrada através de uma simbologia muito própria do Antigo Testamento: A rajada de vento simboliza a origem da vida divina. As línguas de fogo, querem representar o carácter e a santidade do Espírito Santo. Falar várias línguas, é o sinal da capacidade para sentir, falar e agir de forma determinada, fruto da acção do Espírito Santo. O falar na própria língua e a presença dos judeus de todas as partes do mundo conhecido, quer representar a união da Igreja e a universalidade da Missão dos cristãos.
    Zeluiz

  3. Zeluiz permalink*
    Maio 13, 2008 16:10

    A Carta e S. Paulo ao povo de Corinto é uma interpelação face ao comportamento daquelas gentes, recentemente convertidos ao cristianismo, mas vivendo no seio de uma grande cidade cosmopolita e multicultural.
    Outro belíssimo texto de fácil compreensão que nos “assenta à medida” ( vale também a pena ler toda esta carta, como texto de meditação).
    S. Paulo, fala-nos de unidade na diversidade, usando como imagem o corpo e os seus membros. Nós enquanto Igreja somos um, porque temos a mesma Fé no mesmo Deus, todos membros de Cristo pelo Baptismo e todos herdeiros do Reino dos Céus. Todos um porque investidos da mesma Missão. Porém, todos diferentes, Plural, porque somos diferentes nas competências e nas funções que podemos realizar.
    Está na hora de sermos esses agentes da Missão. Temos o Deus Espírito Santo com os Seus Dons que nos assiste, resta-nos o nosso empenho e a nossa vontade para seguir a instrução de Jesus: “Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós…”
    Zeluiz

  4. Zeluiz permalink*
    Maio 13, 2008 16:11

    O Evangelho de João fala-nos da confirmação do Espírito Santo que nos é dado em ambiente de Ressurreição. O nosso Jesus, padeceu, foi morto e Ressuscitou, tornando-se presente de uma forma transcendente, querendo dizer que enquanto Ressuscitado não tem limites no tempo nem no espaço, É.
    Como vencedor da morte, pode transmitir-nos a Paz total, na plenitude de todos os bens materiais e espirituais: “SHALON”
    A missão de perdoar os pecados, mais do que o Sacramento da reconciliação é um convite para que todos e cada um lute contra tudo o que represente o mal, mal em si e na sua comunidade, tornando-se terreno propício à acção do Espírito Santo.
    Zeluiz

  5. Zeluiz permalink*
    Maio 13, 2008 16:11

    O Salmo 103; bem este salmo é dos mais belos hinos que nos é dado cantar (rezar) na nossa liturgia. Canta as maravilhas da natureza, obra criadora de Deus que continua hoje aos nossos olhos e que somos convidados a contemplar. Deslumbramo-nos com a obra criadora e vemos que tudo é bom !
    Vivemos o momento da contemplação e do deslumbramento.
    Pedimos a Deus que nos envie o Seu Espírito e que renova a terra.
    No entanto temos de passar à acção. É necessário que passemos à acção.
    Que precisamos fazer então para agir no nosso meio: a família, os amigos, o mundo do trabalho, a sociedade, enfim? Que precisamos de “derrubar” para podermos passar à acção? Que medos teremos de ultrapassar para ousar arriscar no serviço?
    Tenhamos confiança no Espírito, que renova e transforma e entreguemo-nos à Missão.
    O campo é vasto e variado: o social, o eclesial, a formação…o Partilhar…
    Zeluiz

  6. ZéLuiz permalink
    Maio 14, 2008 17:14

    Olá amigos!

    Então? Já lá vão 3 dias que celebramos solenemente o Espirito Santo, a Sua força, as Suas luzes!
    Despertemos da nossa letargia e deixemos que o Espírito nos inunde e nos transforme de facto.
    Como os apóstolos, naquele dia, abramos as portas e venhamos para fora dizer sem medo: EU SOU DE CRISTO….
    Demos pelo menos um sinal da sua passagem,.
    Não me digam?! Não deram por Ele?!

    Abraço. A gente vê-se por aí
    ZéLuiz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: