Skip to content

Aqui e agora

Maio 24, 2008

Qual o momento mais importante da nossa vida? Este mesmo. Aqui e agora. O que estou a fazer neste preciso momento. O passado já era. O futuro ainda não é.

Há pessoas que vivem demasiado presos ao passado. Querem esquecer, mas quanto mais tentam mais força ele tem. A nossa memória não deixa. A solução? Aceitar o passado, perdoar e perdoar-se, aceitar as coisas como elas são: sem raiva, sem rancor, aprendendo com os erros e os sofrimentos. Há sempre algo positivo.

Existem pessoas que vivem demasiado angustiadas com o futuro. Sofrem por antecipação. Reduzem toda a sua vida ao que sentem no presente. Diz Jesus no Evangelho deste domingo: “não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã tratará das suas inquietações. A cada dia basta o seu cuidado”. Como é sábia esta lição do Mestre. A maior parte dos medos que nós temos nem chegam a concretizar-se e estivemos a sofrer desnecessariamente.

Aprendamos a confiar em Deus. A colocar os nossos medos e incertezas nas Suas mãos. Partilhemos com Deus as nossas angústias e aprendamos a viver em paz. Vivamos intensamente este momento, sem pensar angustiosamente no resto. O nosso amanhã depende do nosso hoje. Por isso, aproveitemos bem. O momento de sermos felizes é este, no estado em que estou, com quem estou e com o que sinto. Que as recordações do passado, do que poderia ter sido e não foi, e que a incerteza do amanhã não nos impeça de viver ao máximo o “aqui e agora” da nossa vida.

3 comentários leave one →
  1. Couto permalink
    Maio 25, 2008 18:05

    Concordo plenamente que devemos viver o aqui e agora, mas nem sempre é fácil.
    Quanto ao passado, já passou, estará ultrapassado.
    O futuro ainda não é, mas está ligado as nossas metas a atingir e aos objectivos que queremos alcançar, por isso acompanha-nos no hoje.
    Quem conseguir não estar tão dependente do passado e muito ansioso do futuro, viverá muito melhor o momento actual, isto é o aqui e agora.

  2. miná ( Famalicão) permalink
    Maio 26, 2008 13:33

    Olá!
    Não sei se é este o lugar certo para esta partilha que vou fazer com todos, mas permitam-me que destaque algumas frases que me foram ficando dum ou doutro «artigo» aqui lançados:
    …o momento de sermos felizes é este, no estado em que estou, com quem estou e com o que sinto.
    …existem pessoas demasiado angustiadas.
    …Deus não proibe nada em nome do AMOR.
    cada dia que vivemos é uma ocasião especial
    Sempre alerta, por notícias de todos
    Um abraço

  3. ZéLuiz permalink
    Maio 29, 2008 11:18

    Olá amigos!
    Estou aqui e agora, a viver convosco este momento, que é unico, como qualquer momento que vivemos.
    Tenho anda um pouco arredado deste espaço, por razões várias que me têm ocupado o bastante, noutras andanças.
    Vejo com muito agrado que temos aqui, no nosso “Blog” muito “material” para trabalhar e muitos temas para podermos comentar e partilhar ideias.
    Li algumas participações em vários temas e gostei.
    Fica-me no entanto a impressão que isto é como uma “roda fechada” são sempre os mesmos subscritores nos comentários! !
    ?Será que os outros que nos visitam e nos lêem não conseguem vencer a barreira do “medo” (ou será só receio de ficar mal!) e dizem duas ou três palavras que sirvam de insentivo para despertar o interesse à participação de muitos outros?
    Tenho andado arredado, estes dias, mas voltarei em breve.
    Contem comigo para o DIALOGO. Quero aprender convosco o que me queiram ensinar. Como paga só tenho o que partilho convosco. Oxalá que vos aproveite.

    Estejam comigo em oração de Acção de Graças.
    Muita amizade do,
    ZéLuiz

Deixe uma Resposta

