Skip to content

Do saber calar

Junho 3, 2008

Tão pertinente este artigo de Paulo Coelho:

Existem pessoas que estão sempre falando obsessivamente sobre si mesmas, e estas nunca conseguem resolver seus problemas.

Precisamos saber calar. Existem momentos em que a melhor maneira de resolver nossas coisas é aguentando firme. Nestas horas, fica difícil até mesmo procurar um sentido espiritual para nossa vida. Este sentido existe, independente de compreendermos ou não, mas se não conseguimos vê-lo, não adianta forçar a barra.

Os hindus chamam isto de “yoga da inacção”: sair de si mesmo e olhar–se como se fosse outra pessoa. Observar os próprios gestos, as preocupações, o medo.

Quando conseguimos isto, todos os falsos problemas desaparecem. Então temos tempo e calma necessários para resolver o que realmente precisamos.

Paulo Coelho

Anúncios
3 comentários leave one →
  1. ZéLuiz permalink
    Junho 4, 2008 11:59

    Olá!

    Paulo Coelho está sempre a surpreneder-nos com as suas reflexões. Esta é comigo!… Tantas , tantas são as vezes que não me calo, sobre mim, como se nada mais existisse!…
    Tenho de fazer o “ioga da inacção” para me conhecer melhor e mudar.
    ZéLuiz

  2. Ana permalink
    Junho 4, 2008 18:19

    Olá…!!
    Sim concordo…mas por vezes damos tanta atenção a esses problemas que nem sempre é facil ver esse lado da situação…a verdade é que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e por isso mesmo, se as coisas acontecem têm sempre um porquê e isso é necessário saber compreender…para mim a vida é como um bomerangue…
    Já desde á muito tempo que é tipico do povo português este sentimento de tristeza e melancolia daí ter surgido o nosso fado…Mas temos de saber dar mais valor a tudo de bom que nos acontece, mesmo ás coisas mais simples, sem dramatizar aquilo que de menos bom surge ao longo da vida…e agradecer a Deus por tudo isso e por aqui estarmos…
    Era bom que todos começassemos a agir da forma que Paulo Coelho relata, tudo faria mais sentido e aproveitavamos muito mais cada momento pelo qual passamos…

  3. miná ( Famalicão) permalink
    Junho 5, 2008 22:06

    Saber calar!!!
    Saber calar pode, ou é, talvez uma virtude!!Digo talvez porque nem sempre calar é a melhor forma de agir.., digo eu!!!
    Por vezes não podemos«ser cão mudo», dizia um «santo sacerdote», que já partiu e que tantas saudades e ensinamentos nos deixou; passo a explicar: não podemos nos calar se, se trata de dizer a verdade, doa a quem doer; depois temos outra situação em que temos mesmo que nos calar a nós próprios, pois o que sentimos não é conveniente que os outros saibam, e então aí dói mesmo calar…
    Calarmo-nos nas horas certas, é de facto uma coisa boa, mas que nos pode causar muito sofrimento; escrever sobre este tema é-me bastante difícil, gostaria de falar frente a frente com alguém, que por ventura partilha-se de alguma forma este meu sentir…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: