Skip to content

A vocação de Mateus

Junho 12, 2008

“Jesus viu um homem sentado…” Ele vê o que nós não conseguimos ver. Ele vê o homem, nós vemos o cobrador de impostos.

Ele vê fundo dentro de cada um de nós, vê o nosso intimo, que é o que importa afinal. Por outro lado, nós ficamos pelo aspecto exterior e classificamos facilmente o nosso semelhante só pelo que vemos sem atendermos ao seu valor enquanto pessoa.

Artigo completo

4 comentários leave one →
  1. Junho 12, 2008 18:53

    Neste artigo chama-me a atenção a utilização da palavra escândalo. Jesus não teve medo desse vocábulo, porque se preocupava com os doentes, e para os ajudar, tudo valia a pena.
    Outro pormenor, é o momento do encontro entre Jesus e Mateus. Deve ter sido muito intenso. Mateus era uma pessoa dura, aparentemente insensível, imagino eu, como se convém a um cobrador de impostos mal amado. E Jesus consegue fazer com que se levante. Acredito que a convicção de Jesus e o seu olhar tinham algo de sobrenatural.
    Terceiro pormenor: Jesus escolhe aqueles que, humanamente falando, não são recomendados. E eles fazem a diferença. Aqueles que se julgam bons e moralistas, nem sequer são dignos de Jesus.

  2. miná ( Famalicão) permalink
    Junho 12, 2008 22:33

    Se Jesus chegasse agora e me dissesse: vem e segue-me; será que eu era capaz de deixar tudo e segui-Lo?

  3. Junho 12, 2008 23:53

    Boa pergunta. Se fosse mesmo Ele, como o fez com Mateus, acho difícil não o seguir. Mas nos tempos que correm…

  4. Fátima Fontes permalink
    Junho 13, 2008 11:35

    Realmente é preciso ser-se muito forte, ter muita coragem e muito amor a Deus, porque não é fácil. Senti essa experiência quando era mais nova e tinha 12 anos, senti que deveria ir para missionaria e tinha mesmo a certeza que era isso que queria, mas quando já estava tudo pronto e chegou a hora de ir faltou-me a coragem não foi capaz, mas ainda hoje me lembro dessa experiência por isso a quis partilhar como testemunho que não é fácil responder ao chamamento de Deus.

Deixe uma Resposta

