Skip to content

Transgredir… também pode ser bom!..

Agosto 20, 2008

Quando falamos de transgressões, facilmente somos levados a pensar numa visão negativa e a pensar mal da pessoa que transgride. Evidentemente que essa realidade pode estar presente. Mas não haverá uma perspectiva mais positiva da transgressão? Transgredir, de trans-gredior, significa dar um passo além de. Só quem ousa transgredir, de uma forma responsável, encontra novos caminhos, jamais trilhados. Falo de responsável, porque exige-se consciência e reflexão. Pode não sair bem à primeira, mas deixa um trilho. Devemos aprender a ter uma atitude crítica que nos leve a questionar e a procurar novos caminhos.

Uma história para ajudar a reflectir:

A tartaruga acaba de deixar o seu esconderijo para um passeio nocturno. O sapo vê-a a sair de casa àquela hora, e adverte-a: “A esta hora não é muito aconselhável sair, tartaruga”. Mas a tartaruga continua, e, arriscando um passo mais longo, vê-se virada de patas para o ar, sobre a sua própria couraça. O sapo exclama: “Eu bem te avisei, tartaruga; é uma imprudência sair a esta hora; morrerás aí!” “Bem sei, mas é a primeira vez que estou a ver o céu estrelado!”

Anúncios
2 comentários leave one →
  1. miná ( Famalicão) permalink
    Agosto 20, 2008 20:36

    Interessante esta «visão» da «coisa»! ! !
    É normal termos receio de transgredir, pois sujeitamo-nos às suas consequencias e ainda, por ventura, à crítica, que de imediato cai sobre nós! Mesmo assim, concordo consigo ao dizer que vale a pena arriscar , de uma forma responsável e consciente

  2. Agosto 30, 2008 12:41

    Já repararam que pensar já é transgredir?
    Pensar dignifica questionar saberes, certezas, previamente aceites. Até podemos chegar às mesmas conclusões, mas ousamos questionar, transgredimos.
    Ajudemos a educar pessoas que transgridam… pensando.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: