Skip to content

Novo projecto: Criar um blogue comum?

Novembro 7, 2008

Olá novamente. Parece que a semente que estamos a semear, começa já a dar sinais de vida. Tanto neste blogue, como no http://conviveronline.wordpress.com, ou nos blogues dos nossos grupos de catequese, e em outros que existem em outras paróquias, vão aparecendo pedidos de ajuda e partilhas. Fico muito contente com esta atitude. Mas acho que devemos ir mais longe. Passou-me pela cabeça, a possibilidade da criação de uma plataforma, seja blogue ou outra, que possa ser gerida por aqueles que partilham das nossas ideias, a fim de todos podermos publicar os trabalhos que vamos produzindo na catequese e para a catequese.
Neste momento existem muitos bons trabalhos, todos dispersos pelos inúmeros blogues. E que tal unirmo-nos todos e trabalharmos para um mesmo projecto? Isto não invalida que continuemos com os nossos trabalhos individuais. Antes, devemos continuar e reforçar.

Dentro deste objectivo, criaremos uma conta comum, gerida por todos. Desta forma, quem quer que encontre ou produza algo, poderá partilhar, sem andar a pedir que o faça, ou dispersando recursos.
Conheço uma pessoa, de Aveiro, que é programador informático, e já falamos, numa primeira abordagem, sobre este projecto. Que vos parece? Avançamos? Acham boa ideia? Haverá gente para colaborar? Vamos criar uma família virtual, unida pelo desejo de evangelizar pela multimédia?

Advertisements
12 comentários leave one →
  1. Novembro 7, 2008 16:58

    Olá, eu sou a “tal” pessoa de Aveiro, e de facto, já falamos (eu e o Josá Carlos) numa conversa de “café”, sobre a criação de uma plataforma comum de partilha de projectos. Estou como sempre, aberto a novas parcerias e projectos, e desde que estes sirvam para divulgar e espalhar a mensagem do nosso Amigo JC, então mais pronto estou.
    Sinceramente, acho que é tempo de se criar uma família virtual, unida pelo desejo de evangelizar pela multimédia!
    Vamos lá pessoal, digam de vossa justiça.
    Penso que para já, para abrirmos as ostes, poderiamos fazer uma “chuva de ideias”, isto é, cada um de nós ia colocando ideias aqui para a uma dada altura olharmos para o que está e estudarmos maneira de o implementar.

    Concordam?

  2. MPereira permalink
    Novembro 7, 2008 17:57

    Ideia magnifica! Conte connosco.

    Vimos muitas vezes beber ao seu blog. Obrigada pela prtilha.

    Bom fim de semana.

  3. MPereira permalink
    Novembro 7, 2008 18:19

    Só depois de publicar li o recado do Fernando, “chuva de ideias”… Amamos o mesmo JC mas creio que precisamos conhecer-nos um pouco.

    Neste momento estamos a preparar o Advento, já temos um tema, que durante a próxima semana vamos trabalhar essa “ideia”, quando estiver com alguns alicerces partilhamos convosco.

    Será isto uma ideia?

    Mas no final da semana, e no final de um dia agitadíssimo é difícil ter ideias, mas queremos participar.

  4. Novembro 8, 2008 10:56

    Será algo tipo o que o http://www.abcdacatequese.com/partilha-de-recursos/ está a fazer?
    Eu acho boa ideia, tanto a nível de partilha de recursos como a nível de formação de catequistas.
    Na verdade, encontram-se muitos materiais, e alguns de boa qualidade, mas sinto falta de partilha de experiências tipo: como preparam a catequese, como correu, que dificuldades, o que mais entusiasma os catequizandos, como resolvem problemas de indisciplina… Enfim, o que acontece dentro da sala de catequese e como o resolvem.
    Poder-se-ia também apresentar problemas tipo: como lidar com catequizandos deficientes nas suas diversas formas, surdez, trissomia 21, etc; como lidar com meninos mimados; com meninos com hiperactividade;… e todos tentavam partilhar ideias para os solucionar.
    Se avançarem com a ideia, podem contar comigo!
    Fiquem com Deus, celina

  5. Camilo permalink
    Novembro 10, 2008 13:48

    Em português, para portugal, conheço várias páginas da net que tentam fazer isso.
    A referida pela Celina “paixão de ser catequista”:

    http://www.abcdacatequese.com/partilha-de-recursos/

    A do forum de catequese do site paroquias.org:

    http://www.paroquias.org/forum/list.php?7

    A página das edições salesianas, que tem um bom forum para partilha de experiencias e ideias:

    http://www.edisal.salesianos.pt/j155/index.php?option=com_docman&Itemid=40
    http://www.edisal.salesianos.pt/j155/index.php?option=com_fireboard&Itemid=27

    Mais direcionada para o Brasil:
    http://catequisar.com.br/

    Lá fora conheço bastantes mais.

    Tentei divulgar nestas páginas a disponibilidade que manifestou de criar material de apoio para a catequese:
    http://www.edisal.salesianos.pt/j155/index.php?option=com_fireboard&Itemid=27&func=view&id=4294&catid=1
    http://www.paroquias.org/forum/read.php?7,47656
    com um total de mais 300 leituras acumuladas em cerca de 1 semana.

    O site em que estou mais empenhado atualmente é no abcdacatequese.com que pretende precisamente partilhar material de apoio para catequese. O site das edições salesianas tem severas limitações no tamanho dos ficheiros a colocar.

    Só partilhar material não chega, é necessario partilhar ideias e experiencias.
    Para isso penso que o formato forum é mais apropriado que o blog.
    No blog os temas tendem a cair mais rapidamente no esquecimento. O forum de catequese com maior participação que conheço é o das edições salesianas.
    Há muitos blogs, vários foruns. Há quem coloque coisas muito interessantes no youtube ou noutros sites semelhantes. Falta talvez é uma maior conexão entre todos eles. Trabalhar em rede, em comum. Colaborar. Atrevo-me até a dar-lhe uma sugestão. O sr. padre adquiriu algumas competencias tecnicas, mas isso não chega para criar material de elevada qualidade para catequese. Para isso é bom ter conhecimentos de psicologia, pratica de catequese, conhecimentos especificos sobre a “linguagem” cinematografica e o seu uso em catequese. Ou seja, o ideal seria colaborar com outras pessoas, fazendo uma equipa, na criação desse material. Claro, em portugal quem conheço que faça isso são as edições carmelo e os salesianos. Basta ver o final dos filmes para ver a enorme equipa que os realiza. Um bom filme, um bom trabalho deste genero dificilmente surge como produto de uma pessoa isolada.
    Também não basta criar, é preciso divulgar.
    Por isso é que eu também procuro divulgar os outros sites.
    No site abcdacatequese.com agradecemos toda a ajuda que poderem dar.
    Acho que mais que a criação de mais um blog, um forum ou um site de partilha de ficheiros o que seria de recomendar seria um reforço da divulgação dos que já existem, um reforço da partilha. Acho que é de evitar a dispersão de esforços. É preciso reforçar a coordenação.
    Actualmente o material disponivel começa a ser muito. Conheço páginas que têm milhares de apresentações, dezenas de milhares de imagens para catequese. Um dos trabalhos mais necessarios começa a ser a seleção de material, a divulgação das coisas que achamos serem mais interessantes. Foi isso que procurei fazer no forum de catequese do site paroquias.org
    O que acho que seria da maior utilidade seria precisamente um portal que ajudasse a coordenar, a navegar, entre as diferentes páginas. Isso daria muito trabalho mas acho que valia a pena.

    Camilo

  6. Camilo permalink
    Novembro 10, 2008 13:57

    Esqueci-me de referir os muitos subsidios liturgicos e catequeticos que têm sido criados e divulgados pela equipa da diocese de Braga:

    http://www.diocese-braga.pt/acaminho/

    Camilo

  7. Camilo permalink
    Novembro 10, 2008 14:15

    Eu tinha escrito antes uma mensage grande, talvez demasiado grande que se perdeu. Escrever de novo.

    conheço vários sites portugueses que promovem a partilha de material para catequese. Tambem conheço varios sites que promovem a partilha de ideias e experiencias.
    http://abcdacatequese.com/ (é onde estou mais empenhado e agradecemos toda a ajuda)
    http://www.paroquias.org/forum/list.php?7
    http://www.edisal.salesianos.pt/j155/index.php?option=com_fireboard&Itemid=27 (tambem com partilha de ficheiros)
    http://www.cristojovem.com/

    Mais os sites brasileiros:
    http://www.catequisar.com.br/
    e outros

    Então sites em espanhol há-os enormes.
    Para a partilha de ideias e experiencias o formato forum parece-me ter grandes vantagens sobre o formato blog.
    Não me parece ser a melhor estrategia multiplicar os sites com o mesmo objectivo. Acho que seria melhor reforçar a coordenação entre os sites que já existem, melhora-los, melhorar a participação neles.
    Há demasiado isolamento, acho que é preciso mais trabalho de equipa.
    Mais que a criação de mais um site a fazer aquilo que já fazem 6 ou 7 sites em portugal acho que é preciso reforçar a divulgação daquilo que já se faz nos sites que já existe e a colaboração nestes.
    No site abcdacatequese.com precisamos de pessoas para colaborar, para ajudar a administrar o site.
    Mesmo na criação de novo material. Um bom material catequetico exige que os criadores tenham experiencia, conhecimentos tecnicos sobre multimedia, conhecimentos de psicologia, do uso da linguagem da imagem ou cinematografica para catequese. É dificil uma só pessoa acumular todos estes conhecimentos.

  8. Camilo permalink
    Novembro 10, 2008 14:29

    http://www.paroquiabarro.org/

    Neste momento parece-me que a principal falta não é de mais um site.

    A principal falta é a divulgação do que vai sendo feito. (por falar nisso tentei divulgar os seus projectos no forum paroquias e no forum das edições salesianas).

    Parece-me que falta coordenação, cooperação entre os blogs, foruns, enfim entre os varios projectos que aparecem.
    Esta falta de coordenação resulta em deficiencias de divulgação.

    Aproveito para dizer que no site abcdacatequese.com estamos a precisar de quem nos ajude a administrar o site. Estamos abertos a quem quiser colaborar no site.

    Camilo

  9. Novembro 11, 2008 20:04

    Olá.
    Só agora lê o teu artigo, mas desde já estou disponível a participar na vossa ideia.
    Eu tenho um amigo, prof de geografia, mas que é bom em cartazes. Poderemos juntar todos os recursos e materiais e dar início a uma grande comunidade virtual de recursos, e não só, da catequese.
    Aproveito para te dar os parabéns pelo teu blogue.
    Um abraço,
    Bento Oliveira

  10. Zita Vieira permalink
    Novembro 20, 2008 18:40

    Só agora tive a oportunidade de PARTILHAR a ideia. Há muitas coisas criadas com alguma estrutura mas que caem soltas sem ligações. Já há muito que no meu eu sentia que todas elas juntas podiam ser e fazer algo maior e melhor.
    Vejo que há vontade, “know-how” e da minha parte podem contar com os recursos (por pobres e fracos que sejam) para PARTILHAR, semear e construir um mundo onde nós amigos de JC possamos partilhar experiências e recursos. Porque fazer catequese não é uma etapa nem uma experiência…. é uma vida!
    E a todas os catequistas a canção de sempre ” … tu sozinho não és nada junto temos o mundo na mão…”.
    Contem com as minhas mãos!
    Zita Vieira

  11. Camilo permalink
    Novembro 28, 2008 17:24

    Bem, quem quiser ajudar no site abcdacatequese.com será com certeza bem vindo. A ideia é a mesma, o formato não é o de blog porque para a execução da ideia não nos pareceu o mais adequado.

  12. Novembro 28, 2008 20:34

    Já vi e gostei. Vamos todos pensar na forma de contribuir e crescermos. Quem sabe, se um dia nos poderemos reunir todos os interessados neste projecto… Isto também é pastoral.
    Mas permitam-me recordar esta ideia: os catequistas não podem contentar-se com a utilização dos recursos multimédia existentes. É preciso ir mais longe. Os recursos, assim como o catecismo, ou outras estratégias devem estar ao serviço de uma programação concreta. Qualquer destas estratégias não passam de uma estratégia, de uma solução. Não podemos cair na tentação simplista de reduzir a solução dos problemas da catequese a uma estratégia. Precisamos de mudar mentalidades. Estou a publicar resumos do livro de Alberich. Estejam atentos e reflictam de uma forma crítica e personalizada, e sem resistências estéreis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: