Skip to content

Catequese Evangelizadora

Novembro 26, 2008

Saiu um livro novo, de Alberich, com o nome de “Catequese evangelizadora. Manual de catequética fundamental”, da Editora Salesiana. Emílio Alberich é professor de catequética na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Pontifícia Salesiana de Toma.Recomendo a leitura. Neste blogue vou fazer um resumo dos vários capítulos.

No primeiro capírulo, aborda os novos desafios à catequese hoje. Começa por perguntar: “A catequese funciona hoje? Para onde está indo?”. Estas perguntas são justificadas pela análise que o autor faz da catequese actual. Afirma a “crise e falência do processo tradicional de iniciação cristã“. O processo de iniciação cristã tornou-se, na realidade, um processo de conclusão da vida cristã. Efectivamente, cada vez mais se nota o abandono da vida cristã, na melhor das hipóteses, no final do crisma. Diante deste panorama, é legítima a pergunta que Alberich faz. De seguida, fala da crise da linguagem catequética. “A crise e a significatividade da nossa catequese ainda constituem problema. Não se desenvolveu a capacidade de apresentar a mensagem cristã de forma inteligível e sifnificativa para os nossos contemporâneos. Não é significativa nem comunica”. Cita um documento da Celam: “Na Igreja existe um grande mal-estar, porque a sua forma de comunicar o Evangelho é em geral pobre e precária. Muitas vezes tem-se a impressão de que emprega linguagem que ninguém compreende, dirige-se a um público que não existe e responde a perguntas que ninguém fez ou a problemas que ninguém vive”.

Muitas catequeses são muito bem cuidadas do ponto de vista bíblico e doutrinal, mas muito deficientes e ineficazes do ponto de vista catequético.

É fácil tentar encontrar culpados. Mas não podemos cair na tentação de encontrar uma resposta simples e categórica, como muita vezes se faz, afirmando que a culpa é do mundo ou da internet, etc… As pessoas vivem a sua fé como algo que se pode prescindir, sem nada de mal acontecer. Esta atitude pode ir de uma recusa explicita à indiferença. Cada vez mais se vive uma espécie de “religião selvagem”, sem compromissos e completamente subjectiva. O mundo da fé é vivido e expresso como algo existencialmente vazio, eticamente ireelevante e culturalmente estranho e estéril.

Diante desta perspectiva, a Igreja facilmente corre no erro de atitude pastorais inadequadas. A saber: Distância cultural e rotina pastoral (tudo na mesma); A demonização do mundo e da cultura (espírito de cruzada, para reconquistar o espaço perdido no mundo; ou então a fuga do mundo, considerado irrecuperável, e refugiando-se dentro da sacristia).

A atitude recomendada é uma pastoral aberta ao futuro: Aitude confiante e positiva doante da cultura; a convicção de que o que está em crise não é o cristianismo, mas a sua concreta realização histórica, que já teve o seu tempo e pede para ser transformada; a práxis pastoral das comunidades não acompanhou o ritmo dos tempos. É uma pastoral paralisada e deslocada diante dos desafios do mundo actual. Parece necessário difundir uma nova mentalidade e conceber um renovado projecto pastoral. Para isso, deve adoptar algumas atitudes: simpatia e abertura; proposta corajosae vontade de diálogo; inculturação e contextualização da fé no mundo de hoje; evangelização como opção prioritária; catequese renovada, no contexto da opção evangelizadora, a serviço de uma fé personalizada e madura, tendo em vista um novo estilo de comunidade.

Anúncios
3 comentários leave one →
  1. Abril 18, 2009 23:30

    Gostei do resumo sobre catequética fundamental,fale mais sobre este assunto.Grata.

  2. Abril 19, 2009 00:10

    Ao longo deste blogue, tenho publicado diversos artigos sobre este assunto. Já foram publicados, em 2 newsletter, disponíveis neste blogue, uma compilação dos diversos artigos e comentários. Convido-a a ler, e a contribuir com as suas ideias e experiências de forma a criarmos mais interacção entre todos os catequistas que lêem este blogue.

  3. Abril 19, 2009 00:15

    Aqui fica o link para as newsletter para facilitar a leitura.
    https://partilhar.wordpress.com/2009/01/22/newsletter-2/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: