Skip to content

Mudança na Pastoral

Novembro 28, 2008

Mais um lindo discurso sobre a necessidade de mudar as estratégias e metodologias pastorais da Igreja. Desta vez foi o nosso Arcebispo, D. Jorge. Receio que talvez não passe disso mesmo, de um discurso. Mas o facto de se falar, é sinal que temos razão naquilo que vimos dizendo e defendendo neste blogue. Haja coragem para uma efectiva mudança da práxis pastoral, em que os discursos de resistência comevem a diluir-se.
“Há realidades suficientemente evidentes para serem desconsideradas. A mudança cultural, acontecida e a acontecer no agora histórico, situa-se neste âmbito. Todos a reconhecem, só que nem todos têm em consideração, o que a mesma supõe e exige. Urge, por isso, tirar conclusões e não sonhar com o passado. Aceitamos o presente e alegramo-nos com a responsabilidade de evangelizar e edificar nestes tempos que são os nossos.
Perante a mudança cultural, impõe-se a mudança pastoral. Habituamo-nos à estabilidade e íamos transmitindo princípios que valiam para todos e em todos os lugares. A rotina tornou-se normal e a pastoral dispensava a reflexão. Tudo era conhecido e natural.
Os tempos alteram-se e a evolução continua a acontecer com um a rapidez vertiginosa. Alhear-se deste processo significa pouca consciência da missão que nos foi confiada. A Igreja tem de situar-se neste tempo, não ter medo da novidade e caminhar num dinamismo de inovação constante. O que hoje resulta, amanhã pode estar ultrapassado.
Perante esta exigência de permanente mudança, devemos cultivar duas atitudes que, parecendo contrapostas, são complementares.”

artigo completo

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: