Skip to content

Que método utilizar?

Dezembro 9, 2008

(Segundo o pensamento de Alberich… e com o qual me identifico)

Passagem do empirismo à racionalidade. É necessário insistir na necessidade de superar muitas formas de improvisação e de empirismo na realização da obra catequética, introduzindo, tanto quanto possível, a racionalidade e o espírito crítico.

Passagem do programa à programação. Quando se fala de programação entende-se um certo uso da racionalidade e possibilidade de verificação na prática. Falar em programação significa evocar um processo articulado que aponta, em todas as situações, para uma revisão e organização da acção em benefício de pessoas concretas em contextos bem determinados. O programa é demasiado rígido, e muitas vezes desajustado às necessidades reais do público-alvo.

Itinerário da programação.

1. Existe o momento cognitivo: observação atenta da situação inicial, constituída pela acção catequética existente e pelo contexto no qual a nova actividade deve ser desenvolvida.

2. Momento interpretativo: avaliação e discernimento, pesquisa das causas e dos significados, problematização e interpretação. É um momento fundamentalmente hermenêutico e crítico.

3. Momento da programação: elaboração de um projecto realista coerente que inclui: finalidades e objectivos, escolha de modelo catequético global, determinação dos conteúdos, processos operativos ou sequência de aprendizagem, escolha das técnicas, dos meios e materiais, etc.

4. Momento operativo: colocação em prática.

5. Momento de avaliação. Um momento importante para se aprender e crescer.

6. Momento de reajustamentos.

A sequência operativa da metodologia: Palavra (elementos didáctico-cognitivos). Por exemplo: anúncio, relato, exposição, discussão, pesquisa, dramatização, etc. Relação: (factores interactivos e relacionais); interacção, expressão, dinâmica de grupo, convivialidade, amizade, sentimento de pertença. Acção (momentos operativos): compromisso, testemunho, trabalho. Celebração (elemento simbólico-celebrativos): rito, festa, gestos simbólicos, oração, dança, canto, expressão corporal.

Advertisements
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: