Skip to content

Catequese 1.0 vs catequese 2.0

Janeiro 26, 2009

Apresento um esquema que sistematiza as ideias que tenho vindo a publicar.

Reparem que os dois círculos têm partes em comum. O progresso não significa esquecer o passado e considerá-lo todo mau.

Significa reflectir sobre o que tem de positivo, e adaptar a uma nova forma de fazer catequese.

cateqeuse-2

One Comment leave one →
  1. Carla Gonçalves permalink
    Janeiro 26, 2009 23:04

    Olá..
    Identifico-me sem dúvida, com uma catequese 2.0….
    Não sei fazer uma catequese que se limite simplesmente a debitar conceitos, a relembrar conceitos (ainda que estes sejam necessários), falar simplesmente por falar, olhar para o guia e OK, já está.
    Gosto de fazer catequese recorrendo às “coisas da vida”..que façam as crianças/adolescentes ver mais à frente, isto é, que consigam chegar por eles onde eu quero chegar com o exemplo….Gosto de os levar a atingir as conclusões, sem as denunciar claramente, ou as escrever numa folha para eles decorarem ….
    E é muitíssimo gratificante ver que a catequese que fazemos por pesquisa, por envolvimento directo deles, por filme, por …por….., fica registada. Quando participam, não esquecem, isso é uma certeza!!
    Começei a dar catequese com 16 anos e nunca me identifiquei com o modo como de uma forma global ela era debitada…nos meus grupos (e com este já será o 3º que acompanharei até ao Crisma, se Deus quiser) tentei sempre fazer coisas diferentes: entrevistas, passeios em busca da catequese, estatísticas, festas…tentei sempre fazer parte da VIDA deles. E sinceramente, claro que não com todos, tenho muito orgulho em dizer que desses grupos fiquei com AMIGO(A)S…do coração.
    Pode parecer lamechas, mas acho que isto não se consegue, se a catequese for simplesmente no sentido do emissor=> receptor.

Deixe uma Resposta

