Skip to content

A pedagogia de S. Paulo

Fevereiro 18, 2009

Estamos no ano paulino. Também ele foi um autêntico pedagogo, como ele mesmo o descreve na 1ª carta aos Tessalonicenses, capitulo 2, versículos 1 a 13.

1Irmãos, vós próprios bem sabeis que não foi vã a nossa estadia entre vós; 2mas, tendo sofrido e sido insultados em Filipos, como sabeis, sentimo-nos encorajados no nosso Deus a anunciar-vos o Evangelho de Deus no meio de grande luta. 3É que a nossa exortação não se inspirava nem no erro, nem na má fé, nem no engano. 4Como fomos postos à prova por Deus para nos ser confiado o Evangelho, assim falamos, não para agradar aos homens mas a Deus, que põe à prova os nossos corações. 5Por isso, nunca nos apresentámos com palavras de adulação, como sabeis, nem com pretextos de ambição. Deus é testemunha. 6Nem procurámos glória da parte dos homens, nem de vós, nem de outros.

7Quando nos poderíamos impor como apóstolos de Cristo, fomos, antes, afectuosos no meio de vós, como uma mãe que acalenta os seus filhos quando os alimenta. 8Tanta afeição sentíamos por vós, que desejávamos ardentemente partilhar convosco não só o Evangelho de Deus mas a própria vida, tão queridos nos éreis. 9Na verdade, irmãos, recordais-vos dos nossos esforços e das nossas canseiras: trabalhando noite e dia para não sermos um peso a nenhum de vós, anunciámo-vos o Evangelho de Deus.

10Vós sois testemunhas, e Deus também, de como nos comportámos de modo recto, justo e irrepreensível para convosco, os que acreditastes. 11Sabeis que, tal como um pai trata cada um dos seus filhos, também a cada um de vós 12exortámos, encorajámos e advertimos a caminhar de maneira digna de Deus, que vos chama ao seu reino e à sua glória.

13Por isso, damos continuamente graças a Deus, porque, tendo recebido a palavra de Deus, que nós vos anunciámos, vós a acolhestes não como palavra de homens, mas como ela é verdadeiramente, palavra de Deus, a qual também actua em vós que acreditais.

Aguardo os vossos comentários.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Fevereiro 19, 2009 19:26

    Quem, como Paulo, foi encontrado por Cristo e vive de Cristo a tempo inteiro, tem também de dar testemunho de Cristo a tempo inteiro, com coração materno e paterno, gerando filhos, dando-os à luz na dor, acalentando-os, exortando-os e consolando-os um a uma, portanto, com tempo e total dedicação e persistência e paciência.
    Nesta carta de Paulo, a linguagem utilizada é vivíssima, e traduz o amor dilecto e sem restrições deste pai aos seus filhos queridos.
    Utiliza uma linguagem muito coloquial, envolvendo os ouvintes, responsabilizando-os, dando-lhes importância (sublinhados).
    Invoca continuamente Deus, como testemunha do que é e faz. Trabalha em nome de Deus e para o bem dos seus filhos.
    Fala para todos, mas depois acompanha um a um: “Tal como um pai trata cada um dos seus filhos, também a cada um de vós”.
    O papel do catequista é também de, um a um, exortar, encorajar, advertir a caminhar segundo a mensagem do Evangelho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: