Skip to content

Ver mais longe

Março 16, 2009

Na catequese precisamos de ver mais longe. Quando inquirimos as nossas crianças, precisamos de desenvolver a competência que nos ensina a saber fazer perguntas abertas, para que as crianças, ou nós mesmos, não nos fiquemos por uma resposta superficial e evasiva. Precisamos de ir mais fundo, ir às raízes de nós mesmos, conhecer ao máximo os diversos nós da  teia sistémica da nossa vida e das nossas relações.

A título de exemplo, citamos um extracto de Paulo Coelho, em 11 minutos:
“Vê este licor de anis diante de si? Pois você vê apenas um licor de anis. Eu, porém, como preciso de entrar dentro do que faço, vejo a planta de onde nasceu, as tempestades que esta planta enfrentou, a mão que colheu os grãos, a viagem de navio de um outro continente até aqui, os cheiros e as cores que esta planta, antes de ser colocada no álcool, deixou que a tocassem e que fizessem parte dela. Se algum dia eu pintasse esta cena, pintaria isto tudo – embora, ao ver o quadro, você acreditasse que estava diante de um simples copo de licor de anis.”

Advertisements
One Comment leave one →
  1. miná(Famalicão) permalink
    Março 16, 2009 21:55

    De facto o catequista tem que ir «mais longe», ou seja, tem que conhecer cada criança ou adolescente, com todos os pormenores que ela « carrega consigo»; doutra forma tudo ficará só« pela rama», e dificilmente se interessará pela catequese, dificilmente se deixará apaixonar pela pessoa de Jesus; e este «deixar-se apaixonar» é tarefa do catequista.É fácil?Talvez não; possível? Certamente; pois bem, então criemos todas as condições para que tal aconteça e , então seremos mais felizes, porque fizemos alguém feliz!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: