Skip to content

Filmes na catequese

Maio 13, 2009

Ao ler um artigo no Forum ABC da Catequese, lembrou-me de que, embora utilize essa estratégia, ainda não tinha publicado nada sobre a matéria.

Concordo plenamente com as ideias do artigo: não se pretende fazer da catequese uma sessão de cinema. Pretende-se, sim, a utilização de cenas, partes de um filme, que ao apresentarem uma perspectiva diferente, pela positiva ou pela negativa, podem ajudar a reflectir, a aprofundar uma temática. Efectivamente, a linguagem áudio-visual torna-se apelativa e potenciadora de reflexões. Quantos filmes nós vemos que transportam uma mensagem enriquecedora? E quantos, que nem nos apercebemos, e só quando alguém nos alerta, é que vemos a mensagem?

Seria tão bom que todos nós, catequistas, aprendêssemos a utilizar a linguagem do cinema nas nossas catequese. Como? Falando com vida, com dinamismo, com garra, apelando à emoção e ao coração de cada um, utilizando a tom de voz, o olhar, os silêncios, a arte de criar suspense…

Termino apelando aos catequistas que queiram partilhar cenas de filmes, com potencial educativo, que o façam também aqui, neste blogue.

Vou dar o exemplo: Tema: morte pelo pecador e ressurreição (mistério pascal). Filme: As crónicas de Nárnia. Cena: Quando a feiticeira vem reinvidicar o sangue de um dos irmãos, o traidor. E a parte em que o leão morre e volta a vida.

Outro filme: Tema: Deus, a criação, a missão do homem, “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”, pecado, amor de Deus. Filme: Fantasia 2000, episódio “O pássaro de fogo”.

Outra sugestão,que já abordei num post anterior: Aquela série da RTP, cuidado com a lingua, pode ser um bom exemplo de trabalhos que as crianças possam fazer. Obriga a pesquisa, reflexão, trabalho de grupo.

Advertisements
4 comentários leave one →
  1. miná(Famalicão) permalink
    Maio 16, 2009 21:46

    Confesso a minha ignorância, não conheço nenhum filme!…
    Estou de acordo com esta dinâmica na catequese, principalmente nos anos mais adiantados, penso eu, corrijam-me se estiver errada.Gostava de ter acesso aos mesmos; obrigada

  2. Maio 17, 2009 21:07

    Estou tentado a “roubar” este texto, copiando-o para o fórum do abcdacatequese.com e para o fórum das edições salesianas.

  3. Jaum permalink
    Fevereiro 16, 2010 16:24

    um otimo filme ‘Damião o Santo de Malokai

  4. Rhayane permalink
    Novembro 12, 2011 21:10

    eu passei o filme : Aparecida o milagre. foi muito bom, as crianças ainda lembram e amaram um dia de filme . 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: