Skip to content

A Palavra de Deus na vida

Janeiro 28, 2010
tags:

Já vem sendo recorrente, neste blogue, fazermos a ponte entre a Palavra de Deus e a vida. Sou da opinião de que essa ponte deve ser continuamente reforçada, para tirarmos vantagens de ambas as realidades, a divina e a humana. Muitas vezes temos a tentação de absolutizar uma em detrimento da outra. Jesus fez a ponte perfeita. Foi Ele quem nos apresentou um Deus próximo do ser humano, e levou o Homem até Deus.

Sem queres tirar a dimensão de fé às Palavras de Jesus, podemos aprender a ver nelas uma fonte de sabedoria para aprendermos a viver melhor. Na catequese também é isso que desejamos: que a Palavra de Deus seja apreciada, valorizada e concretizada na vida de cada um, depois de a terem aprofundado convenientemente.

Aos poucos, vou lançando citações bíblicas, que poderão ser utilizadas para uma boa catequese, uma boa caminhada de fé, e com uma dimensão de aconselhamento para a vida. Se vemos tantos pensamentos bonitos, que são escritos e passam de boca em boca, e até em mensagens escritos ou pelo telemóvel, porque não ir também buscá-las à Bíblia?

Podem ler a citação, na Bíblia, ou on-line (http://www.paroquias.org/biblia/ ).

Citação: Lc 5, 17-26
Episódio: Cura do paralítico (“Levanta-te, pega na enxerga e vai para tua casa.”)
Mensagem:  Cura dos pecados. Curar primeiro o interior. Mais difícil perdoarmo-nos. Para caminharmos, temos de ser livres interiormente

Citação:  Lc 5, 27-32
Episódio: Doentes é que precisam de médico (“Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os que estão doentes”.)
Mensagem:  Consciência das nossas limitações, fraquezas, fantasmas. Evitar viver alienado, sendo quem não é.
Podemos partilhar experiências, sentimentos, pontos de vista sobre as diversas referências.

One Comment leave one →
  1. miná ( Famalicão) permalink
    Janeiro 29, 2010 22:07

    Que bom ter disponibilizado estas citações!; é que os nossos guias de catequistas, são a maior parte das vezes, completamente apontadas actividades, textos, citações, deixem-me ser sincera sem «jeito nenhum»; é triste ter que dizer isto, mas é exactamente o que sinto, e o que muito me preocupa!
    Ainda agora, nesta semana para falar da verdade, baseando-me na Palavra de Jesus, como vou procurar?!Deveria conhecer melhor a Sagrada Escritura, é uma verdade, mas a verdade é que não sei onde «procurar».

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: