Skip to content

Com São Nuno, escuteiros de acção

Janeiro 29, 2010
tags:

O CNE tem como objectivo ajudar os jovens a crescerem de forma equilibrada, preparando-os para enfrentarem os desafios que a sociedade e a vida lhes apresenta. Exige-se uma educação flexível, alicerçada na reflexão e que tenha em conta a complexidade da pessoa na sua identidade e contextos existenciais.

A educação não pode ser uma imposição, mas uma proposta que ajude a despertar a motivação por uma vida com objectivos. Por isso, é necessário criar espaços de escuta e reflexão, das expectativas e motivações que movem cada pessoa. Não podemos fazer dos nossos jovens depósitos de conteúdos, através de uma atitude passiva. Eles precisam de serem envolvidos no processo educativo de que são o objecto e o sujeito de acção.

A metodologia do Ser, Saber e Agir, adoptada também pelo CNE, procura responder a esta dinâmica educativa, em vista a um amadurecimento consistente e equilibrado dos nossos escutas, capaz de amplificar as diversas competências pessoais e sociais, nos diversos contextos vivenciais, de forma a capacitá-los para serem membros activos, comprometidos e responsáveis com eles mesmos, com Deus, com os outros e com a natureza.

Precisamos de modelos de vida, que sirvam de referência nesta caminhada, marcada por etapas e não por metas. S. Nuno é um deste modelos, que tal como um farol, nos pode orientar durante as tormentas da vida, não substituindo a capacidade individual de quem tem de navegar.

S. Nuno, homem de reflexão e de acção. Soube desenvolver as três dimensões: ser, saber e agir. Através destas três áreas, consegui vencer e conquistar, primeiro a si mesmo, depois a Deus e depois a nação. Numa sociedade que privilegia a acção em detrimento da reflexão, mas cujos modelos são tristes e emocionalmente desequilibrados, desejamos que os nossos escutas descubram neste modelo de vida um ponto de referência que ajude a descobrir as vantagens de uma educação orientada por valores e concretizar conceitos abstractos em exemplos concretos, onde foi possível vencer com qualidade.

Os nossos jovens precisam desenvolver a disponibilidade interior, aberta à novidade de Deus, que potencie o testemunho pelos actos do dia-a-dia, comprometendo-se de forma activa na Igreja, participando na construção de um mundo novo.

Acreditamos que é mais vantajosa uma educação orientada por um projecto, com objectivos bem estabelecidos, respeitadores da individualidade dos diferentes sujeitos, do que por meio de um programa, rígido por natureza, e pouco respeitador do dinamismo que o processo educativo exige de todos os intervenientes.

Precisamos de uma nova pedagogia da fé, orientada pela flexibilidade, pela cooperação, pela descoberta e capacidade de reflexão crítica.

Com S. Nuno queremos, ao longo deste ano, ajudar as nossas crianças e jovens a seres escutas livres, capazes de reflexão crítica, que conduza a uma acção alicerçada em objectivos e valores que desenvolva a pessoa no seu todo.

A pedagogia da fé não pode ser um suplemento educativo. Tem de ser transversal ao desenvolvimento das diversas áreas: afectivo, social, intelectual, físico, carácter e espiritual. Reconhecemos a necessidade de criar espaços e ambientes que ajudem a criar ou desenvolver necessidades de desenvolvimento e aprofundamento da fé. No entanto, não pode ficar restringida por fronteiras estereotipadas e claustrofóbicas que vejam a pessoa no seu todo e como um todo, valorizando a teia de relações sistémico, composta de muitos nós.

Que S. Nuno nos abençoe e acompanhe neste projecto educativo, dando-nos sabedoria para conseguirmos concretizar, e nos convertermos efectivamente em escuteiros de acção com S. Nuno.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: