Skip to content

Páscoa

Abril 3, 2010
tags:

A Páscoa de Jesus faz-me lembrar de que, se soubermos vencer os momentos difíceis, se protegermos as nossas emoções, se aprendermos a reciclar os nossos pensamentos, a domesticar os nosso medos, transformaremos esses momentos angustiantes em aprendizagem, em vida nova. Sairemos dele com uma nova força, uma nova energia, homens/mulheres renovados. Se não o fizermos, se optarmos por fecharmos as nossas pedras na mochila que é o nosso interior, vamos viver como mortos, pesados, cansados.

Hoje… hoje é o dia da ressurreição. Hoje… é o dia de recomeçar. Hoje… é o dia de crescer. Hoje… é o dia de…

O teu túmulo, Jesus, está vazio. Mas a nossa vida fica Cheia. Hoje é a festa da vida nova. O triunfo da esperança. A vitória do teu amor que nos liberta e salva. Ressuscitaste para todos nós. Estendes uma mão aos que se afundam. Dizes palavras de luz a quem desiste. Arrasas  os muros que bloqueiam o nosso coração.

Votos de uma Santa Páscoa para todos.

6 comentários leave one →
  1. Maria Silva permalink
    Abril 3, 2010 18:32

    Faço votos que também tenha uma boa páscoa e muita força, coragem para poder caminhar nesta vida de hoje, que não é fácil. Quando se sentir só fale com Deus que ele responde, é o que eu faço.
    Deus o proteja.

  2. Serafim Fontes permalink
    Abril 3, 2010 18:47

    Senhor Padre Carlos desejo-lhe uma feliz Páscoa e que Deus o ajude assim como muitas pessoas que lhe quer bem, assim como eu Serafim Fontes.

  3. MCéu permalink
    Abril 5, 2010 00:16

    Agradeço os votos formulados pelo Senhor Padre Carlos e de igual modo,um pouco atrasada, mas deixo o meu voto de uma Santa Páscoa, para o Senhor Padre Carlos e todos os que partilham neste espaço.
    Que todos tenhamos coragem, para enfrentar os momentos mais difíceis, que se nos vão deparando no dia-a-dia.
    Bem haja Senhor Padre.

  4. Fátima Fontes permalink
    Abril 5, 2010 19:53

    Tarde… mas nunca é tarde para dizer: obrigado, padre, José Carlos Sá, por esta excelente ideia de colocar estas orações diárias, como caminhada para a nossa Páscoa interior.
    Vou falar um pouquinho de mim, quero que saiba que nunca tinha tido uma experiencia assim tão forte e tão intensa, contagiante, estava sempre a espera do dia seguinte para ver o que oração me dizia, senti-me bem, com todas estas orações e reflexões. Houve a diferença dentro de mim, em silêncio falava com Deus, sempre me respondeu, mais que nunca senti que ouve Páscoa em mim, quero ser semente que morre e se transforma para dar fruto.
    Agradeço do fundo do meu coração por ser, quem é, FORÇA merece todo o carinho de todos nós, sei que ganhamos muito com pessoas positivas como é, embora nem sempre esteja bem, como é natural, mas sempre nos transmite bem-estar e confiança, o meu obrigado e nunca nos deixe, faz-nos muita falta.

  5. Miná permalink
    Abril 5, 2010 21:45

    Não sendo paroquiana como a maioria dos que visitam e partilham ideias e reflexões propostas pelo p. Zé carlos, também eu quero testemunhar que elas me ajudaram a fazer caminho pascal; o meu agradecimento por tal; sei que os visitantes assiduos do partilhar são em grande número, mas que poucos deixam a sua opinião; pessoalmente gostaria de saber mais ideias, comentários aos artigos apresentados; enfim as pessoas são diferentes e há que respeitam cada um na sua especificidade; sinto-me verdadeiramente integrada neste grupo de pessoas que ousam expor as suas ideias, mesmo sem as conhecer pessoalmente é bom partilhar ideias, tecer comentários; sou ainda mais ousada ao lançar o desafio de nos encontramos algures um dia…

  6. Abril 6, 2010 09:59

    Olá a todos. Agradeço todas as palavras e gestos de carinho que manifestam. Este blogue surgiu numa época em que nem eu sabia o que era um blogue (2006/12/18). Comecei sem nunca ter imaginado que ele atingisse as dimensões que está a atingir. Já contamos com 335.542 visitas. Com o tempo foi conquistando o seu lugar, tanto na web como no vosso coração e nas vossas rotinas.
    Pretendo ser um livre pensador, um pouco irreverente nas ideias, mas responsável nas propostas. Não afirmo que tudo está mal. Apenas penso e lanço pistas de reflexão, para que se possa melhorar. Desejo que todos se sintam bem. Eu próprio fiz o meu caminho na viagem mais importante da minha vida: a viagem ao meu interior, na busca de mim mesmo, no confronto com os meus fantasmas, na compreensão das minhas emoções, reacções e comportamentos. Este caminho não tem um fim. Cada dia oferece novas oportunidade e novos desafios, que exigem uma nova abordagem, nova aprendizagem, nova luta, nova conquista, novas linguagens, novas reflexões e novas estratégias.
    Estar aberto à vida e ao que ela traz de novo, valorizar o positivo, viver conscientemente, enfrentarmos os nossos medos é fundamental.
    No campo da fé, precisamos igualmente ser ousados. Precisamos de uma experiência pessoal e concreta com Deus. Precisamos de deixar a tradição pela tradição, questionar as velhas estratégias, reflectir sobre novas possibilidades, e construir novas formas de agir. Precisamos de catequistas e cristãos mais ousados, que façam a sua demanda em busca de novos caminhos, capazes de seduzir as nossas crianças e jovens, tão cheias de tudo e maravilhadas com muito pouco. A fé não pode ser apenas uma roupagem, um complemento à nossa identidade. Ela deverá fazer parte constituinte da nossa identidade,isto é, da nossa forma de pensar, ser, sentir e agir.
    As mudanças provocam sempre medo, incerteza. E preferimos o velho, porque isso é certo e sentimo-nos confortáveis. Mas como diz o Senhor, quem ousa provar o novo, já não pensa no velho. Não tenhamos medo das mudanças. Como diz Jesus: “Não tenhais medo…” enfrentai-o, dialogai com ele, e ele converter-se-á em fonte de sabedoria e perde força.

Deixe uma Resposta

