Skip to content

Ser católico numa Igreja 2.0

Outubro 6, 2010

“A internet não tem funcionado como uma rede, na Igreja Católica. A maior parte das presenças apenas disponibilizam informação e não proporciona a participação da comunidade, não permitem a interactividade.

A partir desta constatação, Jesús Colina, Director da Agência Zenit e da H2O News (agência de notícias e serviço multimédia sediado no Vaticano), desafiou os participantes no Congresso Internacional sobre a Imprensa Católica a desenvolverem projectos virtuais que se transformem numa oportunidade de encontro.

“Quando a Igreja comunica na internet como comunhão, em comunidade, a realidade deixa de ser virtual para se converter em real, pois coloca em contacto o navegador com a vida real da diocese, da paróquia ou da comunidade”, afirmou Colina. E essa é a interactividade por excelência.

O modelo de comunicação web 2.0 ilustra o ideal das comunidades cristãs. “A indústria da web 2.0 “roubou” à linguagem cristã o modelo de comunicação que procura”, referiu o director da H2O News. Na web 2.0 as comunidades vivem “em comunhão”.

As diferentes estruturas da Igreja Católica enfrentam, neste momento, o desafio de incluir a interactividade nos projectos digitais que possuem. Por exemplo, nas páginas diocesanas, onde os sítios da internet não podem ser apenas para “falar” mas para “escutar”.

A internet deveria ser o reflexo da vida da diocese e não simplesmente um instrumento de comunicação institucional do gabinete de comunicação e relações pública da diocese. A interactividade autêntica tem lugar quando a vida real é fielmente reflectida (não representada) no espaço virtual”, afirmou Jesús Colina.

Para que tal acontece, Jesús Colina defendeu a necessidade de acontecer uma “conversão pastoral e profissional” às ferramentas de comunicação interactivas.

Ideias defendidas pelo director da Agência Zenit e H2O News no Congresso sobre Imprensa Católica, que decorre no Vaticano entre os dias 4 e 7 por iniciativa do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, onde estão em debate os desafios que as ferramentas digitais colocam à imprensa católica.”

fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=81836

Gostei deste termo: Igreja 2.0, de segunda geração. Uma Igreja 2.0 representa uma cultura pautada pela interactividade, inclusa e aberta a todos. Deixa de ser estática e puramente informativa, e única detentora da verdade, e posiciona-se numa abertura ao diálogo simples, sincero e incluso, sabendo dialogar com outras ciências e outras verdades.

One Comment leave one →
  1. Manuel permalink
    Outubro 7, 2010 10:48

    Não será, porventura, a internet o novo espaço físico, o novo conceito de Igreja, edificada, não em pedra, mas por cabos e electrónica?
    Não será esta uma das fórmulas quando se referia ao “repensar o pastoral”? Aproximando-se ao diálogo, à partilha de experiências e opiniões?
    Não será este mais um caminho para o crescimento na fé em Cristo, na moralização social, na aproximação à solidariedade?
    O padre José Sá sabe que sou um dos que encontrou no Partilhar aquilo que a Igreja não me permitia. Opinar livremente as minhas experiências, os meus conceitos, as minhas dúvidas, os meus ideais. Costumo dizer que o Partilhar é a minha Catequese. A Catequese da Boa Nova que procuro encontrar todos os dias, diferente daquela outra que em miúdo só lá ia uma vez por semana mas que era uma chatice.
    É evidente que neste conceito virtual de permuta se levanta um outro problema. Como se vai ultrapassar a falta do contacto visual, do calor humano?
    Quem sabe se com nova roupagem, mais colorida, mais alegre, mais divertida, mais feliz, a Igreja de hoje se permitirá ser o refugio humano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: