Skip to content

Caminhada de advento

Novembro 19, 2010

Estamos mesmo a começar o tempo de Advento. Cristo vem. Mas precisamos de preparar a nossa vida para o acolher. Não serve de nada celebrar o Natal, se Cristo não poder vir viver na nossa vida, no nosso pensamento, nas nossas emoções.

Nesse sentido, lanço 2 desafios. 1) Altar doméstico 2) Os meus versículos da Bíblia.

Em relação ao Altar doméstico. Precisamos materializar a nossa preparação e caminhada para o Natal. Nesse sentido, desafiamos a que cada família, construa o seu altar com símbolos alusivos ao advento. Pode ter 4 velas, e acende-se uma em cada semana; a Bíblia; pano roxo; um presente que vai descendo em cada semana, simbolizando que Jesus, está cada vez mais próximo, e no Natal abre-se o presente e aparece o menino Jesus; um estrela, simbolizando que somos guiados por Cristo (podem ver ao lado um fotografia como exemplo).

Todos os dias, será publicado aqui, no partilhar, uma reflexão e uma oração para se rezar, de preferência em família, antes do deitar ou em outra ocasião. Mas também pode ficar, a oração, junto do altar, e as pessoas individualmente, passam por lá e fazem a sua oração. Essa oração também poderá ser levantada na sacristia, para quem não tenha acesso à internet. É uma forma diferente, original, cristã, educativa, de ornamentar um espaço nobre da casa e de promover a união familiar, a reflexão, a oração pessoal e familiar.

Sobre a campanha “Os meus versículos da bíblia“. Nós, os cristãos, cada vez mais vivemos afastados de Deus e da sua mensagem. Tal como um carvão que ao ser afastado da lareira, ao sentir-se só, não partilhando da chama que continua a avivar os outros, vai-se apagando.“Não nos ardia cá dentro o coração quando Ele nos explicava as Escrituras?” Precisamos de reavivar a chama que nos motiva, nos orienta, nos aquece e dá alegria e sentido à nossa vida.Precisamos de palavras que toquem. Precisamos de Palavras profundas. Palavras que saciem a nossa fome de sentido. Que silenciem a voz silenciosa e desesperante que grita bem no interior de cada um de nós. Somos portadores de um tesouro inesgotável, e não o conhecemos.

Com o lema «Vivemos da Palavra», queremos que a Ela se torne palpável na mente e no coração dos cristãos. Precisamos materializar esse amor às Escrituras. Dessa forma, encontraremos a Palavra, deixaremos que ela nos encontre e vamos expressá-la no concreto.

Podem encontrar mais informações aqui.

2 comentários leave one →
  1. Miná permalink
    Novembro 22, 2010 21:40

    Apreciei a ideia do « altar doméstico»; com um toque pessoal vou construir um.

  2. Novembro 29, 2010 13:28

    Olá Bom dia Padre José Sá!

    Quero aqui deixar o meu muito obrigada, pela sugestão da criação de um altar, para este advento.

    A ideia foi tão bonita que a coloquei em prática na sala de encontros dos adolescentes da paróquia da Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisbia.

    Adoraram a ideia e no final do encontro, cada adolescente, fez um pedido para este advento.

    Fiquei impressionada com a aderência de cada um deles e a necessidade que tinham do mesmo.

    Muito obrigada.
    Que Nossa Senhora o abençoo

    Ângela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: