Skip to content

Jesus como um farol

Janeiro 26, 2011

Na vida precisamos de referências, modelos seguros e fiáveis. Num mundo que apregoa o relativismo absoluto, corre-se o risco de perder o norte, de não conseguirmos estabelecer objectivos, e de nos desmotivarmos ao longo da caminhada. Um barco navega sem riscos num mar tranquilo. Mas quando ele se agita, a ponto de quase afundar o barco, a que nos segurarmos? Muitas das coisas em que as pessoas alicerçaram a sua fé, estão em falência. Tal como uma pessoa que sofre de anorexia, se vê sempre gorda, apesar de estar a perecer, e não consegue ouvir todos os avisos de alertas, porque esta ensimesmada, isto é, cheia das suas certezas, em muitas situações estamos anoréticos emocionalmente e  espiritualmente. Concentramos a nossa atenção apenas no plano material. É bom que o façamos, mas não esqueçamos de alimentar o nosso espírito.

Jesus apresenta-nos uma mensagem capaz de nos valorizar, descobrir o sentido da vida, fortalecer a nossa vontade, e saciar a nossa fome de afecto, e o nosso vazio espiritual. Se nos deixarmos guiar por ele, tal como o farol orienta um barco na escuridão da noite e no nevoeiro da jornada, assim a mensagem de Cristo nos poderá orientar na escuridão  da vida e na névoa da dúvida.

Um barco navegava no alto mar. A determinada altura, ouviu uma voz que dizia: “tem cuidado, nãos venhas por aqui”.  O comandante recusou a escutar. Queria ir por onde bem lhe apetecesse. A voz volta a avisar, cada vez mais perto. O Comandante, todo orgulhoso, enfrenta a voz e diz: “Quem és tu para me proibir de ir por onde eu quero. Eu sou o comandante de um navio e tenho todo o poder. E tu quem és para me importunar?” “Eu sou um simples farol, e não venhas por aqui senão encalhas nas rochas e afundas”, explicou a voz.

“Sereis pescadores de homens”. É o desafio que ele nos lança. A sua rede não está fechada. É uma rede aberta, para que nos deixemos arrastar por Ele voluntariamente. A sua rede é a rede do amor activo. E convida-nos a incluir todos na rede do amor. Só a mensagem de amor de Deus é capaz de arrastar nesta rede. Senhor, ensina-nos a amar ate que doa.

2 comentários leave one →
  1. Fátima Fontes permalink
    Janeiro 26, 2011 17:24

    É verdade! Sim tantas vezes não deixamos que ninguém nos diga nada, porque pensamos que estamos certos, e vamos em frente com nossas certezas… eu quero pedir-te que me ensines a ouvir-te em cada dia, porque estas todos os dias na minha vida como o farol, que me orienta ajuda nas minhas decisões, sei que estas comigo! Quero estar na rede do amor, quero estar sempre contigo. Obrigado por teus alertas, nem sempre os entendo, mas prometo que vou estar mais atenta .

  2. Miná permalink
    Janeiro 27, 2011 19:51

    Senhor, ensina-me a amar até que doa!

Deixe uma Resposta

