Skip to content

Jesus = sinal +

Janeiro 30, 2011

Durante muitos anos se quis apregoar a morte de Deus para que o homem pudesse ser livre. Tenta-se tirar Deus e a sua mensagem no nosso horizonte e da nossa educação em nome do livre arbítrio, do subjectivismo total e do relativismo absoluto. Como se qualquer tipo de educação não influenciasse o crescimento das crianças e jovens. Quando o nosso único quadro de referências é puramente humano, e imposto pela lei do mais forte, os homens acabam por aniquilar os outros homens. Alguém foi ao fundo do mar, conhecer as espécies marítimas. Quando voltou a superfície, perguntaram-lhe: “o que viste por la?” Ao que respondeu: “É a mesma coisa que aqui na terra: o peixe graúdo a comer o miúdo”.

O mundo está em crise. É verdade. Mas já viram porquê? Os que têm poder, fizeram o que queriam, e é o povo que paga as favas.

Vejamos então qual o grande mal que Cristo e a sua mensagem trazem ao mundo: O mundo diz para reagirmos às provocações. Cristo diz… Bem aventurados os mansos. É forte quem tem domínio sobre si, e não se deixa incomodar pelo humor dos outros. É forte aquele que age por si, e não reage pelo instinto. Desta forma, não dá poder ao outro de ele mandar em nós.

O mundo diz: esquece o passado. Jesus diz… aprende com o passado. Bem-aventurados os que constroem a paz. A paz que começa dentro de nós, quando nos conhecemos, e enfrentamos os nossos medos com coragem e consciência, aprendendo com o passado, e reeditando o filme da nossa vida. Ninguém esquece o passado. Ou vivemos em paz com ele, ou ele domina o nosso presente.

O mundo diz: tu bastas-te a ti mesmo. Jesus diz: bem-aventurados os pobres, os que estão disponíveis para acolher a novidade, os que se deixam encantar pela vida, e não se fecham em si mesmos.

O mundo diz: não sejas inocente. Faz como os outros… Jesus diz: felizes o que são puros de coração, que vivem sem preconceitos, sem maldade no coração nem segundas intenções.

Diz o mundo: não te deixes incomodar com os problemas dos outros. Não te mostres fraco. Jesus diz: bem-aventurados os que choram, os que não perderam a sua sensibilidade. Se chorares com alguém, terás alguém com quem chorar.

O mundo prepara-nos para os aplausos, para o sucesso, para uma vida fácil, para esconder os erros. Jesus prepara-nos para enfrentarmos o sofrimento, os medos, os fracassos, aprender com os erros. Quantas tempestades mentais… quantos medos, dúvidas, fracassos, mágoas… o mundo dá-te comprimidos. Jesus diz-te que o verdadeiro remédio está em ti: na tua cabeça e no teu coração. Se acreditares… tu consegues. Jesus ajuda-nos e fortalece essa fé. Não de uma forma mágica, mas através da luta, da reflexão.

Para mim, Jesus é um sinal mais na minha vida. O mundo tem tudo de bom… se eu o regar e o contemplar com o olhar de Cristo.

2 comentários leave one →
  1. Luís Carlos permalink
    Janeiro 30, 2011 18:23

    A transformação começa por dentro e è primordial que se faça uma auto-critica constante, mas de um modo honesto, creio que com certeza encontraremos sempre algo a ser mudado em nós!
    Pois é, para mudar é preciso, primeiro, querer e depois, fazer. Querer sem fazer, não muda nada.
    O mundo tem o seu curso natural, as coisas mudarão independentemente de nós.
    Mas…… nós devemos mudar, devemos transformar em pessoas melhores dia após dia, pois assim estaremos a fazer a nossa contribuição para mudar o mundo, num mundo melhor.
    Gostava que os mais próximos de mim, pudessem ter estes pensamentos destes, reflexões que mudam a nossa vida, e que aquecessem o coração.
    Para mim jesus é um sinal mais. “Se acreditares… tu consegues.”

  2. Miná permalink
    Janeiro 30, 2011 23:49

    O evangelho das bem-aventuranças, é porventura dos que eu mais gosto, dos que eu acho mais difícil de entender e sobretudo de praticar!Bem-aventurados « os puros de coração»….; ora aí está um « código» de felicidade, tão ao nosso alcance, ou não…!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: