Skip to content

Ser sal e ser luz

Fevereiro 8, 2011
tags:

No evangelho deste fim de semana, Jesus pede-nos que sejamos sal da terra e luz do mundo. Que aquilo que da sabor à nossa vida e ilumina os nossos dias, isto é, aquilo que nos ajuda a viver melhor, a refletir, a lidar com as dificuldades, a superar os obstáculos, as nossas atitudes resilientes e assertivas, que saibamos partilhar com os outro. A mensagem de Cristo deve ser partilhada, para que outros possam ter a oportunidade de descobrir as palavras sábias do nosso Mestre.

Mas o próprio Jesus faz uma ressalva. “Mas se o sal perder o sabor, para que serve? Para ser lançado fora…” Este é um alerta para que cada um de nós não se esqueça de si mesmo, de se cultivar continuamente, de aprender a conhecer-se, a ter consciência dos seus passos, a refletir, a sentir-se bem consigo mesmo. Ninguém dá aquilo que não tem. Precisamos de estar atentos, para que não nos esgotemos e percamos nós mesmos o encanto, o sabor de viver e o brilho.

Se tu fores +, então tu farás +

3 comentários leave one →
  1. Fátima Fontes permalink
    Fevereiro 9, 2011 23:20

    Jesus, é a tua presença em minha vida que fará de mim Sal e Luz. Obrigado por estares na minha vida. Jesus confia e aposta em nós, para darmos sabor à vida e ao ambiente em que vivemos. “O cristão será sal e luz, se se esquecer a si mesmo, se se fizer grão de trigo que só dá fruto.”

  2. Manuel permalink
    Fevereiro 10, 2011 00:30

    Será que somos tempero q.b.?

    Um homem precisa de se socializar, de interagir com os outros. Toda sua existência só tem valor se for para temperar a vida. O homem que vive dentro de si mesmo, para o seu egoísmo, torna-se num sal que se destrói.
    O sal só por si nada vale, mas se for misturado com outros alimentos, nas quantidades q.b., só os vai enobrecer.
    È isso que devemos fazer, partilhar com todos a nossa luz, ajudando a temperar o caminho dos outros, iluminando-nos. Afinal, que adianta sermos o sal se não damos o tempero à vida?

    E que esse sal, que vamos partilhar, seja uma luz em Cristo, uma luz amiga, uma luz de emoções, uma luz de amizade e fraternidade, uma luz que nos enriqueça interiormente. Uma luz que aqueça os nossos corações para podermos confortar todos os que nos acompanham nesta etapa da vida.

    O caminho é longo, por vezes difícil, e esse sal faz tanto jeito.

  3. Fevereiro 10, 2011 12:28

    É bem verdade. As palavras de Cristo continuam actuais, e trazem uma mensagem positiva à vida daquele que acredita nas suas palavras. Elas não nos falam apenas de doutrina e de vida para além da morte. Elas ensinam-nos a viver melhor.
    1 lição: cresce por dentro. Sê sal e sê luz para ti.
    2 lição: não o guardes só para ti. Partilha.
    3 lição: o teu crescimento é contínuo. Não é feito apenas por uma vez.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: