Skip to content

Conhecer as parábolas

Março 31, 2011

Como é que Jesus falava? As parábolas eram a forma privilegiada de Jesus comunicar a sua mensagem. Através delas, Jesus consegue colocar as pessoas numa situação, envolvendo-as afectiva e intelectualmente. Vale a pena aprofundar as parábolas de Jesus e descobrir toda a riqueza nelas contida, a linguagem utilizada, as lições de vida, etc.

Partilho uma dinâmica sobre as parábolas, onde podem aprender mais algumas coisas e fazer actividades relacionadas. Está em JClic. Recordo o que já foi publicado neste blogue sobre a forma de aceder. Descarregar parábolas.

Nota: alguma dúvida, sugestões, não hesitem em colocar.

Advertisements
7 comentários leave one →
  1. Março 31, 2011 21:17

    Ola boa noite eu já joguei e gostei muito sábado vou levar este jogo para a presentar ao meu grupo de catequese obrigado pela partilha. desculpe o engano no outro comentário eu estava referi-me a este jogo.

  2. Março 31, 2011 23:27

    Eu vou colocando aqui estas actividades para servirem de exemplo e motivação para que cada um possa produzir os seus próprios conteúdos e partilha-los. Eles devem ser utilizados devidamente contextualizados. Eles são o que o nome indica: recursos. Isto é, eles não são o centro da formação, mas um apoio para o objetivo da formação.

  3. Março 31, 2011 23:32

    Também já joguei e está interessante. Tendo o programa instalado no computador, é super fácil abrir e jogar. Obrigada pela partilha

  4. Abril 1, 2011 09:45

    Deixo mais este link sobre as parábolas. Explorem bem, porque existe mesmo muita coisa. Cliquem em cima dos nomes e imagens. Quando passar com o rato e aparecer um dedo, significa que há alguma coisa para descobrir.
    http://recursos.cnice.mec.es/bibliainfantil/nuevo/inicio/principal.htm

  5. Abril 1, 2011 13:32

    E a quem fez o download antes de ler este comentário, pode voltar a descarregar, pois actualizei o recurso com mais actividades.
    Fico à espera de mais sugestões, para se produzirem mais recursos.

  6. Miná permalink
    Abril 2, 2011 23:53

    Muito interessante; material a não perder.Obrigada

  7. Abril 3, 2011 01:16

    Olá catequistas. Este blogue é de partilha. Não escondo as coisas e partilho. Mas como disse Jesus: “eu não vim trazer a paz mas o fogo, e quero que ele se acenda”.
    Não desejo apenas partilhar, dar a papinha feita. Quero desinstalar as pessoas, semear ideias, nas quais acredito, dar exemplos, desafiar. Comecem. Planeiem as coisas, elaborem um projecto, e depois deêm-lhe interactividade, vida, dinamismo. Sejam capazes de surpreender. De aprender a utilizar novas linguagens. Não pensem que não conseguem ou que é difícil. O que metemos na cabeça é que vai definir o nosso rumo. Fico à espera das vossas partilhas. Deixem de ser meros espetadores, e venham para o palco, encenar o vosso papel.
    Partilho também o exemplo de um blogue da nossa catequese:
    Sobre a vida dos primeiros cristãos: http://ficamoscontigo.wordpress.com/2011/02/06/visita-pela-roma-dos-primeiros-cristaos/
    http://ficamoscontigo.wordpress.com/2011/02/16/trabalho-de-grupo/
    Sobre o tempo de Jesus: http://ficamoscontigo.wordpress.com/2011/03/20/no-tempo-de-jesus/
    Usem o computador nas vossas catequeses. Ele é uma boa ferramenta. Não substitui o catequista. Mas auxilia muito.
    O tipo de actividade que lancei, alem de apoiar o catequista, e os miúdos na catequese, faz com que eles durante a semana passem por lá. E aqueles que faltaram, poderão, com tempo, acompanhar o que foi feito na catequese. Esta é uma verdadeira forma de inclusão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: