Skip to content

“Só Deus pode perdoar”.

Fevereiro 18, 2012

O evangelho deste fim de semana aborda o tema do perdão. “Só Deus pode perdoar pecados” afirma os escribas. E é verdade. Mas o que está em causa não é esse facto, mas o método.

Uma reflexão de um especialista bíblico, para ajudar a olhar para o sacramento do perdão de outra forma. A quem pense que a lei dos homens é que controla o perdão que Deus dá.

“A controvérsia sobre o perdão é mais profunda do que à primeira vista pode parecer. Não é que Jesus negue a palavra base dos escribas: “só Deus pode perdoar!” (Mc 2,7). Não é esse o problema. O que na realidade está em discussão é o modo de dar esse perdão e as consequências que isso tem na vida dos homens.

* Para os escribas: o perdão está codificado nos ritos do Lv 1-16 e realiza-se na linha da fidelidade sacral israelita. Deus perdoa, mas o seu perdão exprime-se através da estrutura social e religiosa da lei: quando o povo se converte, cumpre o rito e aceita a ordem da lei, pode afirmar-se que Deus perdoa.

* Para Jesus, pelo contrário, o perdão é um dom gratuito que brota da fé. É por isso que pode dizer e diz: “Deus perdoa-te”, sem esperar o cumprimento das leis e dos ritos. Jesus aparece, desta forma, como mediador do perdão e transmissor da graça de Deus para os homens. A sua palavra é criadora, a sua atitude é transformadora.

São dois os traços principais deste perdão messiânico. O primeiro é a sua gratuidade: não é expressão de um cumprimento da lei, mas efeito do amor de Deus que atua onde os homens acreditam, isto é, O aceitam.

O segundo é o seu poder transformador: a própria palavra atua, toca o que se encontra doente e converte-se em princípio da cura: “toma o teu catre e vai para tua casa” (Mc 2, 11). A fé no perdão capacita-o para andar”. (Xabier Pikaza, Para viver o Evangelho. Leitura de Marcos, ed Gráfica de Coimbra, 1996, p.54).

Depois de refletirmos um pouco, o que precisa ser mudado? Não será que a Igreja se converteu na torneira do amor e o perdão de Deus?

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: