Skip to content

Dia do Pai

Março 17, 2012

O nosso texto do ofertório:

Dizemos muitas vezes: o meu pai é o meu ídolo. O meu pai é o meu herói. Quando for grande quero ser como o meu pai.
E sabes porque és assim tão importante, pai? Tão especial, a ponto de um dia, eu querer ser como tu?
Queres saber, pai? É porque me enches de presentes. Não falo, dos brinquedos, das roupas, ou das muitas coisas que me dás, falo-te dos presentes que enchem o meu coração.
No meu primeiro dia de escola, quando apertaste com força a minha mão, e me deste um grande beijinho de boa sorte, deste-me um grande presente: SEGURANÇA.
Naquele dia, em que me ajudaste a terminar aquele puzzle tão difícil, deste-me uma grande prenda: ALEGRIA
Lembraste daquela vez em que caí, me magoei a sério, e mais ninguém teve coragem de me pegar? Deste-me um presente muito bom: PROTEÇÃO.
Quando comecei a andar de bicicleta e não conseguia equilibrar-me, tu estavas lá, e não me deixaste desistir. Nessa altura deste –me um grande presente: PERSISTÊNCIA.
Quando me zanguei com o meu melhor amigo, e tu me explicaste o quanto é importante saber ceder e compreender, deste-me uma prenda muito valiosa: o PERDÃO.
Daquela vez em que me portei mesmo mal e me puseste sem ver televisão durante um bom par de dias, deste-me um grande presente: LIMITES.
Aquela má nota que eu escondi e a conversa que tivemos sobre assumir os nossos atos, foi uma grande prenda: a VERDADE.
Quando não aceitava opiniões diferentes, posturas diferentes, mostraste-me sempre que não existe apenas uma forma de ver as coisas. Aí, deste-me um presente de muito valor: o RESPEITO.

Lembras-te daquela festa que eu fui, e não cumpri o horário que me disseste? Fiquei de castigo, eu sei, mas recebi um grande presente: a RESPONSABILIDADE.
Na minha adolescência algumas vezes me senti um pouco perdida, mas tu fi zeste-me ver que andava deslumbrada com um mundo de falsas ofertas. Nessa altura deste-me um presente fundamental para o meu crescimento: a ESCOLHA.
Desde que me lembro vejo que nos colocas a nós tua família, no centro das tuas prioridades, muitas vezes mesmo á frente da tua vontade. Em cada um desses dias recebo um presente teu: AMOR.
Fazer-me chegar ao 10º ano da catequese, nem sempre foi fácil. Várias vezes quis desistir, dedicar-me a outras atividades que considerava mais atrativas. Mas tu nunca deixaste, acompanhaste-me sempre na minha caminhada na fé, e hoje agradeço-te do fundo do coração, pois conheci o maior presente de todos: JESUS CRISTO.
Jesus, porque conhecer-te é uma experiência maravilhosa, trazemos e oferecemos-te estes nossos presentes que são a maior herança deixada pelos nossos pais.

Na ação de graças:

Ajudai-me, Senhor, na missão de pai, porque é difícil o encargo de sustentar a família e dar-lhe o bem-estar e a tranquilidade.
Ajudai-me, Senhor, na missão de pai, para que eu seja capaz de dialogar. Que eu seja aberto para ouvir, humilde para propor, sábio para decidir e co-responsável para realizar.
Ajudai-me, Senhor, na missão de pai, para que eu saiba descobrir os valores de minha esposa e os talentos de meus fi lhos; e os ajude a desenvolvê-los. Saiba corrigir com amor, sem destruir nem humilhar.
Ajudai-me, Senhor, na missão de pai, para que eu defenda a dignidade do meu lar, ensinando os meus fi lhos a protegerem-se dos perigos actuais, aprendendo a separar o bem do mal.
Ajudai-me, Senhor, na missão de pai, para que eu possa ser sempre um testemunho de fé em Deus e tenha coragem nas difi culdades, paciência nas provações e esperança na dor.
Ajudai-me, Senhor, na missão de pai, para que eu saiba dar valor à experiência sem me prender ao passado, saiba ser moderno e actualizado sem ser superficial e vazio; e saiba crescer juntamente com os meus fi lhos, partilhando as minhas histórias de vida de forma construtiva.

 

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: