Skip to content

Dia do Pai

Março 17, 2012

O nosso texto do ofertório:

Dizemos muitas vezes: o meu pai é o meu ídolo. O meu pai é o meu herói. Quando for grande quero ser como o meu pai.
E sabes porque és assim tão importante, pai? Tão especial, a ponto de um dia, eu querer ser como tu?
Queres saber, pai? É porque me enches de presentes. Não falo, dos brinquedos, das roupas, ou das muitas coisas que me dás, falo-te dos presentes que enchem o meu coração.
No meu primeiro dia de escola, quando apertaste com força a minha mão, e me deste um grande beijinho de boa sorte, deste-me um grande presente: SEGURANÇA.
Naquele dia, em que me ajudaste a terminar aquele puzzle tão difícil, deste-me uma grande prenda: ALEGRIA
Lembraste daquela vez em que caí, me magoei a sério, e mais ninguém teve coragem de me pegar? Deste-me um presente muito bom: PROTEÇÃO.
Quando comecei a andar de bicicleta e não conseguia equilibrar-me, tu estavas lá, e não me deixaste desistir. Nessa altura deste –me um grande presente: PERSISTÊNCIA.
Quando me zanguei com o meu melhor amigo, e tu me explicaste o quanto é importante saber ceder e compreender, deste-me uma prenda muito valiosa: o PERDÃO.
Daquela vez em que me portei mesmo mal e me puseste sem ver televisão durante um bom par de dias, deste-me um grande presente: LIMITES.
Aquela má nota que eu escondi e a conversa que tivemos sobre assumir os nossos atos, foi uma grande prenda: a VERDADE.
Quando não aceitava opiniões diferentes, posturas diferentes, mostraste-me sempre que não existe apenas uma forma de ver as coisas. Aí, deste-me um presente de muito valor: o RESPEITO.

Lembras-te daquela festa que eu fui, e não cumpri o horário que me disseste? Fiquei de castigo, eu sei, mas recebi um grande presente: a RESPONSABILIDADE.
Na minha adolescência algumas vezes me senti um pouco perdida, mas tu fi zeste-me ver que andava deslumbrada com um mundo de falsas ofertas. Nessa altura deste-me um presente fundamental para o meu crescimento: a ESCOLHA.
Desde que me lembro vejo que nos colocas a nós tua família, no centro das tuas prioridades, muitas vezes mesmo á frente da tua vontade. Em cada um desses dias recebo um presente teu: AMOR.
Fazer-me chegar ao 10º ano da catequese, nem sempre foi fácil. Várias vezes quis desistir, dedicar-me a outras atividades que considerava mais atrativas. Mas tu nunca deixaste, acompanhaste-me sempre na minha caminhada na fé, e hoje agradeço-te do fundo do coração, pois conheci o maior presente de todos: JESUS CRISTO.
Jesus, porque conhecer-te é uma experiência maravilhosa, trazemos e oferecemos-te estes nossos presentes que são a maior herança deixada pelos nossos pais.

Na ação de graças:

Ajudai-me, Senhor, na missão de pai, porque é difícil o encargo de sustentar a família e dar-lhe o bem-estar e a tranquilidade.
Ajudai-me, Senhor, na missão de pai, para que eu seja capaz de dialogar. Que eu seja aberto para ouvir, humilde para propor, sábio para decidir e co-responsável para realizar.
Ajudai-me, Senhor, na missão de pai, para que eu saiba descobrir os valores de minha esposa e os talentos de meus fi lhos; e os ajude a desenvolvê-los. Saiba corrigir com amor, sem destruir nem humilhar.
Ajudai-me, Senhor, na missão de pai, para que eu defenda a dignidade do meu lar, ensinando os meus fi lhos a protegerem-se dos perigos actuais, aprendendo a separar o bem do mal.
Ajudai-me, Senhor, na missão de pai, para que eu possa ser sempre um testemunho de fé em Deus e tenha coragem nas difi culdades, paciência nas provações e esperança na dor.
Ajudai-me, Senhor, na missão de pai, para que eu saiba dar valor à experiência sem me prender ao passado, saiba ser moderno e actualizado sem ser superficial e vazio; e saiba crescer juntamente com os meus fi lhos, partilhando as minhas histórias de vida de forma construtiva.

 

No comments yet

Deixe uma Resposta

