Skip to content

Uma santa Páscoa

Abril 7, 2012
tags:

Desejar uma Santa Páscoa é o mesmo que esperar que cada um possa encontrar-se com o Espírito de Jesus Ressuscitado, e deixar que esse encontro pessoal nos renome, para que encontremos um sentido novo para a vida, e critérios novos que moldem as nossas escolhas, tornando-nos mais humanos, porque só dessa forma seremos “imagem e semelhança” de Deus.

Agora uma oração para este dia de Páscoa, sendo que todos os dias devem ser de Páscoa, de passagem para algo melhor.

“Deus de todas as manhãs, Senhor da História. Pai de Jesus, meu Senhor e meu Dono, meu Amor, minha Liberdade e Ressurreição!

Deus da manhã de Páscoa, Senhor cuja mão resgata Jesus do ventre da morte, esvazia o sepulcro cavado pelas nossas injustiças, selado pelas nossas impotências e chorado pelas nossas dores. Pai Poderoso e Fiel que quebras o ritmo circular e repetido dos nossos dias e do nosso tempo, fechado sobre si mesmo, para inaugurares um Tempo Novo, um Tempo Ultimo, definitivo, cheio de sentido e plenitude esse Tempo que começa no Primeiro Dia da Semana cujo Sol é o Teu Filho Ressuscitado!

Ele mesmo é o Sol da Nova Criação que se levanta “de manhã cedo, no Primeiro Dia da Semana”, enquanto as suas discípulas cumpriam o calendário fúnebre e os discípulos esperavam medrosos o fim dos rituais dos mortos…

No ciclo fechado dos nossos dias não há lugar para novidades.

Mas a Tua mão rasgou o véu deste tempo, quebrou todos os ritmos e fez amanhecer um Dia Novo, um Dia que não anoitecerá jamais porque o Sol que o preside é Jesus Messias, Senhor, Ressuscitado, Confirmado, Exaltado, Glorificado… e mil outros nomes que os que o amam procuram para dizer a abundância de Vida que difunde dele para todos, como o Big Bang de uma Nova Criação que gera continuamente um Universo em Expansão que transfigura o antigo Cosmos…

Deus da Vida, da minha Vida também, meu Senhor e meu Dono, meu Amor… Deus que me abraças e envolves com o Corpo feito de Vento da Ruah, Espírito Santo de tantos Nomes, Corpo feito de Água, Corpo feito de Fogo, Corpo feito de Ternura, Corpo feito de tudo o que possa envolver cada recanto meu e tomar a forma do meu corpo para me animar da Vitalidade do Seu…

Deus que não me deixas.

Deus que não me deixas.

Nunca acabarei de perceber o Teu cuidado, o Teu Amor, a Tua Graça.

És grande: confundes-me!

És bom: surpreendes-me!

És Deus: salvas-me!

Meu Senhor e meu Dono, Pai do Messias galileu que Te chamava “Abba” e me chamou “amigo” e “irmão”, de dentro da Tua Ruah, Esta que me enviaste agora como Anjo da Consolação, não Te peço senão isto: ajuda-me a ser parecido com Jesus.

P. Rui Santiago

No comments yet

Deixe uma Resposta

