Skip to content

Nova humanidade

Junho 1, 2012

Um texto de Calmeiro Matias, retirado do blogue livraria fundamentos.wordpress.com, em que vale a pena reletir e interiorizar.

“É urgente abrir caminhos que conduzam à comunhão, não impondo aos seres humanos um modelo único de realização humana, mas deixando emergir a riqueza humana que se exprime de modo maravilhoso na diversidade das pessoas, das culturas e dos valores. A verdadeira comunhão possibilita a emergência do Diferente, assumindo-o e optimizando-o, a fim dos seres humanos poderem atingir a sua própria plenitude. Na comunhão os seres humanos dão as mãos uns aos outros, incluindo os mais fracos e desprotegidos, a fim de todos serem respeitados na sua dignidade e direitos.

A Nova Humanidade só pode acontecer com pessoas livres. A liberdade é a capacidade de a pessoa se relacionar amorosamente com os outros e interagir de modo criativo com as coisas e os acontecimentos. A atitude mais digna que um ser humano pode ter para com o outro é elegê-lo como pessoa, facilitando a emergência da novidade que existe no seu íntimo. Quando facilitamos a emergência da novidade que há nas pessoas estamos a ajudar o nascimento do Homem Novo. Isto quer dizer que, para construirmos a paz, temos de cultivar um grande respeito e aceitação pelas diferenças. É fundamental criar condições para que todas as pessoas possam tomar parte naquilo que a todas diz respeito, a fim  facilitarmos o nascimento do Homem Novo, tal como Deus o sonhou.

Na verdade, a emergência histórica da Humanidade é um Projecto onde acontecem novidades insuspeitáveis e portadoras de surpresas maravilhosas. Deus não criou uma Humanidade predeterminada, pois ele não nos manipula nem brinca connosco. Portanto, está nas nossas mãos a tarefa de criarmos uma Humanidade mais fraterna,  justa e feliz, sabendo que Deus está connosco, mas não em nosso lugar.”

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: