Skip to content

Sê tu mesmo…

Julho 6, 2012

Acredito que há em cada pessoa algo de profundamente mais único e irrepetível do que a própria impressão digital. Ou, se quiseres, acredito que todos levamos no nosso íntimo uma impressão digital que “tem o dedo doutro”… Lê com olhos maiúsculos!

Quero dizer que no mistério mais profundo de ser Pessoa habita o desafio de cada uma ser Única, Original e Irrepetível. Fizeram-nos às vezes acreditar num deus que gosta de tudo muito alinhado, muito infantilmente simétrico, tudo sempre muito igual e enquadrado. Foi assim que nos transmitiram um deus quadrado, uma divindade que não sai a Jesus de Nazaré por ângulo nenhum.

Mas esta certeza de sermos tão Únicos e Originais fala-nos de um Deus que rejubila com a novidade e a diferença, que nos cria para a novidade e a diferença porque nos quer felizes e a viver em abundância.

Gostava que a Fé fosse proposta de tal maneira que levasse cada pessoa à experiência intima e desafiadora de ser Irrepetível. E gostava que a Igreja desse sempre testemunho de que aquilo que Deus cria Irrepetível, cria também Irreprimível.

Hoje lembrei-me que, se cada um de nós é Único, Original e Irrepetível, então, se queres fazer a diferença, ser diferente e único, sê tu mesmo! Nunca és tão único como quando sintonizas com o que em ti é Único; nunca serás tão diferente e original como quando te libertares dos medos e das cadeias que não te deixam ser quem tu és.

Temos um dever de verdade para com a Vida.

Em ti há dons e maravilhas que nunca houve nem haverá em ninguém do mesmo modo! Por uma quantidade enorme de motivos, vão-nos encaixando em moldes e formas que, muitas vezes, nos integram socialmente mas nos desintegram humanamente. Depois nós mesmos ganhamos fobias e manias que nos desvirtuam. Desvirtuar vem do latim “virtus” que significa “força”. Desvirtuar quer dizer “tirar a força”.

Há-de haver um dia para cada um de nós que levamos o belo nome de “cristãos” – quer dizer, os “crísticos”, os que têm a pinta do Cristo Galileu – em que perceberemos que a Fé em/de Jesus é um estilo de vida, é uma vida com estilo, um certo estilo, um estilo certo…

(P. Rui Santiago, in derrotarmontanhas. blogspot.com)

Advertisements
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: