Skip to content

A Graça de Deus

Setembro 6, 2012

Tantas vezes se pensa que isto se reduz a uma questão moral, de estar sem pecado, de estar moralmente puro.
A graça de Deus é algo mais profundo.
Em grego, que foi a língua original do novo testamento, Graça e Alegria têm a mesma raiz… Graça diz-se KARIS e Alegria diz-se KARA.

A Graça de Deus, a KARIS, é o Amor de Deus. “A medida desmedida do Amor de Deus”.
A Graça de Deus é o Amor GRATUITO de Deus. Por ser Gratuito, convida-me à Gratidão, a viver agradecido. A viver Alegre. A Alegria é mais que o resultado desta ou daquela situação. A Alegria é um dos convites que Deus me faz quando me ama. Por isso, não é uma coisa que eu posso esperar que aconteça ou não aconteça, simplesmente. É algo que eu tenho que procurar, construir, desejar com gestos e não só com intenções.
A Graça de Deus também é o Amor ALEGRE de Deus. O que quero dizer com Amor Alegre? É um Amor que nunca se torna pesado, nunca se torna um fardo. Quer dizer, temos a certeza que Deus nunca nos cobrará o Amor que nos oferece, nunca nos atirará à cara nada. Porque Deus não ama “de cima para baixo”.
A Graça de Deus é o colinho que Deus nos dá, tal como uma mãe ao seu filho bébé, que embala, protege e nos contempla embebecido, com um brilho no olhar, amor gratuito, sereno, alegre. E a criança que sente o coração da mãe, tranquiliza. Só nesse colinho encontra a serenidade, a paz. Como diz S. Agostinho, “o meu coração andava inquieto, a tua procura, e só quando te encontrou repousou”.
No comments yet

Deixe uma Resposta

