Skip to content

“Lugar-não”

Outubro 10, 2012

Já ouviste falar do “Lugar-Não”? Sabes o que é o “Lugar-Não”? Hmmm… não sei bem escolher as melhores palavras para dizer isto, mas é aquele lugar que os adultos costumam chamar “Igreja”. Eu já estive com alguns de vocês quando ainda nem sabiam dizer dez palavras, ainda não sabiam dizer “ingueija” ou qualquer coisa parecida, mas já tinham experimentado que aquele era um “Lugar-Não”. Não faças, não corras, não vires, não mexas, não vás, não digas, não perguntes…

Sabes, é que os grandes – eles adoram chamar-se assim, “os crescidos” – não estão habituados a que a FÉ tenha alguma coisa a ver com ALEGRIA. A Fé faz parte das obrigações, dos deveres, da religião, da moral. E, no fundo, toda a gente gosta que se possam cumprir estas coisas todas num ambiente bom, com pessoas simpáticas e tudo mas… mas, lá dentro da cabecita e do coração delas, poucas mudam realmente até chegarem à descoberta da FÉ como energia de ALEGRIA, que faz parte do mundo do encanto, da contemplação, da amizade, da música, da poesia, da festa, da refeição, do encontro, da luta comum pelo bem comum, da esperança e de uma vida que vale mesmo a pena!
Jesus gosta que as pessoas estejam “inteiras” quando se reúnem para celebrarem a sua FÉ. Não é que costumem deixar algum braço em casa, ou uma sobrancelha, não é isso! Mas “os crescidos” têm muita dificuldade em celebrar inteiramente com a sua alegria ou com o seu sofrimento, com a sua vontade de festa ou com a sua necessidade de estar sossegado… “Os crescidos” foram ensinados e foram-se ensinando a si mesmos a cumprir um ritual. E todos os rituais têm posturas muito iguais. Então, quando cumprem o ritual estão sempre da mesma maneira, fazem sempre da mesma maneira, e não exprimem nada de novo… Para “os crescidos”, o lugar onde se reúnem para se tornarem Igreja, um Corpo Vivo de amigos de Jesus, é um “Lugar-Não”! Não se pode falar desta aneira, não se pode rir, não se deve brincar, não se cruza a perna, não se senta quando os outros estão levantados, não se olha, não se questiona, não se muda, não se fala alto, não se fala baixo, não se fala de maneira nenhuma, não se pensa noutras coisas, não se pensa muitas nestas coisas, não se pensa…
E a verdade é que muitas vezes a Fé é aquilo que lhes apareceu desde pequeninos na vida para lhes ensinar duas expressões: “não se pode…” e “se não…” Não se pode comer carne naqueles dias, não se pode faltar à missa, não se pode dizer asneiras, não se pode rir à parva, não se pode andar com más companhias, não se pode – estou farto de dar exemplos! “Se não”… é preciso ir confessar, é preciso pedir perdão ao Jesus, depois o Pai de Jesus castiga, depois o Jesus não gosta de nós, depois uma senhora aparece em cima de árvores só para dar a notícia de que Deus e Jesus estão muito tristes connosco e andam a acontecer desgraças às pessoas por causa dessa tristeza, e coisas assim.
Quis escrever-te isto só para que te lembrares da próxima vez que “os crescidos” quiserem fazer da Casa em que se Reúnem os Amigos de Jesus um”Lugar-Não”, que podes estar à vontade…
Mas aos “crescidos”, já agora, gostava de pedir que se libertassem de uma Fé que não passa de uma “Pedagogia do Não”! Que Fé tão estranha essa, cuja principal e mais absorvente ocupação fosse a gestão dos humores divinos: “olha que Deus não gosta disso e fica triste… Jesus fica triste… Deus fica contente… Jesus está triste contigo…” Às vezes impressiona-me a facilidade com que adultos aceitam este tipo de religiosidade que assenta numa espécie de bipolaridade divina!
Para a maior parte dos crentes, a Fé é um “Lugar-Não”, entre o “não podes” e o “não podes deixar de”. Sabem o que uma vez escreveu o Apóstolo o Paulo para dizer de alguma maneira quem era Jesus? Escreveu isto, numa carta dirigida aos cristãos de Corinto: “Jesus Cristo, o Filho de Deus, foi no meio de nós sempre um SIM!” (2Cor 1, 19)
(Rui Santiago)
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: