Skip to content

“Apagão na Igreja”

Outubro 14, 2012

‎”D. António Couto, bispo de Lamego, considera que há um apagão na Igreja na forma de transmitir os seus valores, sobretudo às novas gerações. Em entrevista ao correspondente Domingos Pinto, destaca a importância deste sínodo para a celebração do Ano da Fé e sublinha algumas mudanças que gostaria de ver na vida da igreja após este sínodo.” (http://www.news.va/pt/news/ha-um-apagao-na-igreja-d-antonio-couto-em-roma-par)

Pois permitam-me este desabafo: estou cansado de ouvir tantas vezes estas coisas. Vejo muitos padres a dizer que gostam. E até partilham. Mas pergunto: e para quando deixarmo-nos de palavras bonitas e passarmos a acções condizentes?
Para quando deixar que o dinamismo do Espírito nos conduza para a criação de coisas novas, na ousadia da liberdade, no compromisso com o projecto de Jesus? Hoje o evangelho falou que a fé não é uma questão de cumpridores das regras que alguém estabeleceu, colocando aí a salvação. Esta não depende dos homens, mas do projecto amoroso de Deus, por sua iniciativa e não mérito dos cumpridores da lei, que embora digam de inspiração divina, mas no fundo são das convicções dos homens do poder.Então, mesmo correndo o risco da desobediência, sigamos o caminho do projecto de Jesus. Passemos das palavras bonitas, à efectivação no concreto dos nossos dias. Mudemos de prática, sem medo. Vejo falar muito bem, mas agir muito pouco ou mal, e até se isola, descrimina e condena quem, se calhar não escreve nem fala tão bem, mas faz alguma coisa de concreto.Que neste sínodo, os bispos deixem se se ouvir a si próprios, dizendo que não há nada a mudar, e calem as suas teorias e escutem o dinamismo do Espírito de Jesus ressuscitado.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: