Skip to content

Quaresma

Fevereiro 13, 2013
tags:

A quarentena pré-pascal nasceu logo nos primórdios da Igreja, como tempo/exercício de preparação a anteceder o Baptismo. Desde as origens, a Quarentena é um Tempo Catecumenal; por outras palavras, é um Exercício Pré-Baptismal.

Com efeito, os catecúmenos eram Baptizados – com o que isso significa de Novo Nascimento em Cristo, Passagem do Homem Velho ao Homem Novo e integração plena na Comunidade dos Discípulos de Jesus, participando não apenas na Palavra mas também na Fracção do Pão dos Irmãos – na Noite da Páscoa (Vigília Pascal).

A Quaresma é uma das belas memórias da nossa Tradição… vem do tempo em que Ser Cristão significava mesmo Fazer-se Cristão.
O Catecumenado era por excelência essa tarefa interior de abrir à Palavra, tornar-se Escutador de uma Palavra que encontre em nós espaço para fazer Eco. Era bom que, em cada Quarentena Pré-Pascal, percebêssemos que o que está primeiramente em causa é este desafio sempre renovado de Fazer-se Cristão, Tornar-se Discípulo de Jesus com toda a Alegria e Seriedade.

Porquê 40 dias?

A raiz simbólica do número 40 é bíblica. 40 anos caminhou o Povo na Páscoa/Êxodo da Libertação até entrar na Terra da Promessa, 40 dias caminhou o Profeta Elias alimentado por Deus para continuar a sua missão, 40 dias esteve Jesus no Deserto a ser tentado, 40 dias é o tempo que os Actos dos Apóstolos testemunham ter Jesus convivido com os seus discípulos após a Ressurreição, antes da Ascensão e do envio deles para o anúncio da Palavra, fortalecidos com a Força do Espírito Santo…
Tem dois significados muito profundos.
Por ter começado com a caminhada de Libertação do Êxodo (40 anos), percebemos que aquilo que está dito simbolicamente acontecer num “tempo 40” é coisa que dura uma vida… Com efeito, é esse o primeiro símbolo do 40, associado aos 40 anos que, dizemos facilmente ainda hoje, “são uma vida”… Quanto mais numa época em que a esperança média de vida pouco ultrapassava os cinquenta anos…
Por outro lado, um “tempo 40” é sempre uma experiência preparatória para alguma coisa muito importante que vai acontecer a seguir…
Estes são os dois significados bíblicos que se complementam: um dinamismo a aprender para a vida toda e uma arte de avançar em direcção a receber um Dom Maior.
(Santiago Cssr)

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: