Skip to content

A voz ao Papa Francisco

Abril 19, 2013

A é um dom que começa encontrando Jesus, Pessoa real e não um “deus-spray”.

“Um deus ‘no ar’, um deus-spray que está em todos os lugares, mas não se sabe o que seja.
Nós acreditamos no Deus que é Pai, que é Filho, que é Espírito Santo, acreditamos em Pessoas. E quando falamos com Deus, falamos com pessoas: ou falo com o Pai, ou falo com o Filho ou falo com o Espírito Santo. E esta é a fé.”

…………………………………
As «fantasias triunfalistas» são «uma grande tentação na vida cristã».
Mas Deus «não faz como uma fada com a varinha mágica», que pode salvar o homem num instante: ao contrário, serve-se do caminho da perseverança, porque «nos salva no tempo e na história», no «caminho de todos os dias».

…………………………
O Papa descreveu o Concílio Vaticano II como “um belíssimo trabalho do Espírito Santo”.
“Pensem no Papa João XXIII. Ele parecia um bom pároco e foi obediente ao Espírito Santo e fez isto. Mas 50 anos mais tarde, fizemos tudo o que o Espírito Santo nos ordenou no Concílio? Na continuidade do crescimento da Igreja que foi o Concílio? Não”.
Celebramos este aniversário, erguemos monumentos, mas não nos damos ao trabalho. Não queremos mudar”.

“E há mais: há vozes que procuram voltar atrás. Chama-se a isto teimosia, chama-se querer domesticar o Espírito Santo, chama-se a isto insensatez e lentidão de coração”.

…………………………………….

“Por vezes, pensamos: fui baptizado, fiz a primeira comunhão, a confirmação, o meu bilhete de identidade está em ordem. Agora posso dormir tranquilo: sou cristão”. “Mas onde está a força do Espírito que te faz avançar?»
A Igreja não pode ser uma ‘babysitter’ para os cristãos, deve ser uma mãe e é por esta razão que os leigos devem assumir as suas responsabilidades de baptizados».

…………………………………

A voz de Jesus “passa pela nossa mente e vai ao coração”. Já os doutores da lei respondem de outra maneira, discutindo entre si e contestando duramente as palavras de Jesus:
“Os doutores respondem somente com a cabeça. Não sabem que a Palavra de Deus fala ao coração”.

A Palavra de Jesus vai ao coração porque é a Palavra de amor, é palavra bela e traz o amor, nos faz amar”. Os ideólogos, por sua vez, cruzam a estrada do amor e da beleza e põem-se a discutir sobre como Jesus pode dar sua carne para comer.
“É tudo um problema de intelecto. E quando entra a ideologia, na Igreja, quando entra a ideologia na inteligência do Evangelho, não se entende mais nada.” 
Os ideólogos falsificam o Evangelho. Toda interpretação ideológica, de qualquer parte vier, é uma falsificação do Evangelho.

“E esses ideólogos – como vimos na história da Igreja – acabam por se tornar intelectuais sem talento, moralistas sem bondade. Nem falemos de beleza, porque disso eles não entendem nada.”
“Ao invés, a estrada do amor, a estrada do Evangelho,  é simples: é a estrada que os Santos entenderam:
“Os santos são os que levam avante a Igreja! A estrada da conversão, da humildade, do amor, do coração, da beleza… Peçamos hoje ao Senhor pela Igreja: que o Senhor a liberte de qualquer interpretação ideológica e abra o coração da Igreja, da nossa Mãe Igreja, ao Evangelho simples, àquele Evangelho puro que nos fala de amor, que traz o amor e é tão bonito! E que nos torna mais belos, com a beleza da santidade. Rezemos hoje pela Igreja!”.

……………………………………..

Carta aos Bispos (Argentina)

“Que toda a pastoral seja feita em chave missionária. Devemos sair de nós mesmos rumo a todas as periferias existenciais”.

“Uma Igreja que não sai, mais cedo ou mais tarde adoece na atmosfera viciada de seu confinamento. Também é verdade que uma Igreja que sai pode acontecer o mesmo quando uma pessoa vai para a rua: sofrer um acidente. Diante desta alternativa, quero lhes dizer francamente que prefiro mil vezes uma Igreja acidentada a uma Igreja doente.

A enfermidade típica da Igreja confinada é ser autorreferencial; olha para si mesma, inclina-se sobre si mesma. É uma espécie de narcisismo que nos leva ao mundanismo espiritual e ao clericalismo sofisticado, e portanto nos impede de experimentar a doce reconfortante alegria de evangelizar”.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: