Skip to content

Com Cristo chegas + alto

Setembro 16, 2011

Este fim de semana damos início à catequese paroquial. Novos desafios. Novas linguagens. Mais um passo no longo caminhar que é a vida e a fé. Precisamos aprender a valorizar mais a beleza e o encantamento do caminho e menos a meta. Esta será o que tiver sido o caminho.

Urge pensar diferente a mensagem de sempre. Urge ensinar a pensar em vez de doutrinar. Urge educar para a fome. De não ter medo de viver na incerteza da busca. Porque a arrogância do encontro empobrece a mente, atrofia a alma.

Urge apresentar a Palavra de forma diferente, mais para os dias de hoje, como caminho para a vida eterna, mas também como caminho para construirmos esta vida com eficácia e eficiência. Talvez seja preferível dar menos mas formar melhor, que cumprir programas sem consequência.

Com Cristo eu aprendi a chegar mais alto, na vida e na fé. E mais alto consigo ver mais longe e de forma diferente. Este é o desafio lançado às nossas catequistas e crianças: “Com Cristo chegas + alto“.

Atreves-te a subir os degraus ou preferes o pântano de uma existência mediana e rotineira?

4 comentários leave one →
  1. Fátima Fontes permalink
    Setembro 18, 2011 20:03

    Penso que este filme nos diz um pouco, a letra é muito bonita e nos diz que somos convidados para a sua vinha Deus é a nossa Força :-))http://youtu.be/fXdEqipHijk

  2. miná permalink
    Setembro 19, 2011 11:40

    gostei mt da imagem; já vi que a utilizou( semelhante) na Igreja; será que não dá para catequese!? Não sei bem como, mas fiquei a pensar; se pudesse deixar alguma sugestão, ficava muito agradecida

  3. Setembro 19, 2011 18:07

    O próprio texto é motivo de reflexão. Utilizando a metáfora da escada podemos reflectir na sabedoria dos ensinamentos de Cristo. Ele foi um mestre na metodologia que utilizou. Jesus quis ensinar o melhor caminho para o céu, mas também qual a melhor forma de vivermos melhor a nossa vida terrena, com eficácia e eficiência.
    Este tema será mais motivacional que de conteúdo objectivo. Foi por isso o símbolo que oferecemos a todas as crianças, para que olhem para a catequese, como um espaço onde, conhecendo melhor a sabedoria de Jesus, isso terá consequências na melhoria da sua vida.
    Hoje as pessoas, com um pensamento mecanicista muito desenvolvido, precisam de ver qual a aplicação prática do que aprendem. Pois bem, esta poderá ser uma resposta.

  4. lucinda permalink
    Janeiro 28, 2012 00:44

    gostei muinto. E encontrei respostas para algumas questoes dentro desta area. Obrigado Igreja do Porto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: