Saltar para o conteúdo

Jogos na catequese

Maio 27, 2009

A melhor forma de aprender é envolvermo-nos no que estamos a fazer. Através do jogo, conseguimos envolver a pessoa no processo de aprendizagem. A brincar também se aprende. No blogue da catequista Celina, podemos encontrar diversos jogos. Disponibilizo o link para lá. Clica aqui. Partilhemos mais jogos e dinâmicas.

Também partilho aqui um jogo: dia-a-dia com os anjos. É um livro jogo. Junto do livro vem um baralho de cartas, com imagens, que nos ajudam a reflectir, a conhecermo-nos melhor, e a crescer por dentro. O livro, ajuda a reflectir sobre o significado de cada carta, ajudando a aprofundar o tema. É uma dinâmica que pode ser realizada, sobretudo com os grupos mais velhos.

12 comentários leave one →
  1. Maio 28, 2009 00:09

    Muitas vezes, sobretudo quando estamos mais deprimidos, temos por hábito sermos pouco críticos e demasiado permeáveis e influenciáveis ao que lemos e aos conselhos que ouvimos. Precisamos desenvolver o nosso espírito crítico. Nunca deixemos de reflectir, de analisar, de “duvidar” de todas as ideias, sempre com um espírito aberto. Não quer dizer que sejam de todos erradas. Mas que devemos reflectir, para depois interiorizar, e talvez alterar a nossa perspectiva das coisas. Também não coloquemos resistências a coisas novas, só pelo facto de as desconhecermos, ou pelo nosso medo.
    Aprendamos a arte de questionar… isso leva-nos a tomar consciência, e dessa forma a nos conhecermos melhor e ao mundo que nos rodeia. Dessa forma, apesar de algum desconforto inicial, aprenderemos a aceitar-nos e a encontrarmos a nossa paz interior, o nosso equilíbrio, a nossa energia positiva que nos guiará pela vida.

  2. José Carlos Sampaio permalink
    Junho 1, 2009 11:24

    Parabéns por todo o trabalho feito pela Freguesia da Lama e por todos os miúdos e graúdos. Graças a Si e a eu também como o Filho pródigo voltei a Casa de Deus de onde me tinha afastado após anos de ligação. Agora que voltei não consigo disfarçar a emoção e a alegria de o ter feito. Reencontrei-me com o Grupo de Jovens que ajudei a formar já lá vão 20 anos, reencontrei-me com Deus e a minha Vida ganhou um novo sentido. Tive a honra de auxiliar a recitação do Terço durante o Mês de Maria, tendo sido bem acolhido por todos os que participaram, porque quando se faz as coisas por prazer e por Amor, é tudo mais fácil. Admiro a Sua personalidade e a Sua força de vontade, a maneira simples e directa como consegue captar as Pessoas. Dou-lhe um exemplo prático, o meu Filho mais velho anda no primeiro ano da Catequese, terminou no Sábado passado, mas isso não significa que nos deixe de ver na Igreja ou em qualquer outra actividade, porque o meu Filho aos sábados, logo após o almoço a primeira pergunta que faz é a que horas vamos catequese/missa… pode não significar muito, mas para mim é muito importante o fascínio que ele tem pela Catequese/Missa. Mais uma vez parabéns por Você ser como É. Continuarei sempre por perto, participando com o coração aberto naquilo que for preciso. Por mais cansado que Você se venha a sentir, pense que nunca estará só, porque uma vez de regresso a Casa de Deus estarei Consigo e com todos aqueles que quiserem olhar o futuro de frente, sem receio. José Carlos Sampaio

  3. Junho 6, 2009 18:55

    Antes de mais, obrigada pela publicidade!
    As edições salesianas também lançaram os Catequiz.
    Ainda não conheço mas parecem interessantes.

    Ultimamente, como o tempo está bom, antes de entrarmos para a sala de catequese sempre começamos com um jogo tradicional estilo lencinho, anel, bom barqueiro, etc. Apesar de não parecer ter a ver com a catequese, ajuda a fortalecer o grupo, a aprenderem a respeitar regras, etc.
    Não sei se é hábito nas outras paróquias mas, por cá, não era. Agora, as crianças já chegam mais cedo para poderem jogar e até dão sugestões.

  4. Junho 6, 2009 23:06

    Por falar no “Catequiz”, já tive a oportunidade de ver. O que posso dizer é que não comprei… Peço desculpa pela sinceridade, mas esperava algo diferente. Qualquer catequista consegue fazer um jogo similar, subordinado ao tema do seu catecismo. Valorizo a ideia dos salesianos, não tanto o resultado final. Atenção: esta é a minha opinião. Outra pessoa poderá gostar. Ver, reflectir e agir.

  5. miná(Famalicão permalink
    Junho 7, 2009 17:56

    Fiquei curiosa para conhecer«esse subsídio» catequético!

  6. Natália permalink
    Fevereiro 9, 2010 17:20

    Os jogos no blog da catequista celina sao muito bons, porém eu gostaria de mais jogos deste,obrigada

  7. Maria Mendes permalink
    Março 1, 2010 13:43

    Eu sou nova catequista e estou a dar o 1º ano. Tenho um grupo de crianças todas com 6 anos.

    A hipotese é ensiná-las, jogando. Gostei dos jogos da Celina, porem nao consigo fazer download.

    Celina, pode enviar mos por e-mail?

    Um abraçao

    Maria Mendes

  8. Maria Mendes permalink
    Março 1, 2010 14:42

    Celina afinal ja consegui o download.

    Se alguem tiver jogos e dinamicas uteis para o 1º ano agradeço muito.

    Maria Mendes

  9. Agosto 27, 2010 15:43

    Eu adoro a minha catequista Dórica e dos textos que fala de Deus.
    xauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

  10. Agosto 27, 2010 15:45

    Adoro a brincadeiras
    xauuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

  11. nilva jaime permalink
    Novembro 6, 2010 15:34

    adoro muito de estudar a catequese porque fala de deus jesus e seus diciplos
    tambem gosto muito da minha catequista ilda e de alguns colegas
    tchauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    vs
    o senhor e o meu bom pastor nada me faltara

  12. Maria Monteiro permalink
    Outubro 12, 2019 09:15

    Gostava se puder que partilham se jogos para o 1ºano de catequese, e catequese que possam ser uteis para as crianças do 1ºano
    Muito Obrigado

Deixe um comentário